Significado de obreje-no-las

    A forma obreje-no-laspode ser [primeira pessoa e segunda pessoa plural e singular do presente infinitivo e do conjuntivo de obrejarobrejar], [primeira pessoa e terceira pessoa plural e singular do presente e do futuro do conjuntivo e do indicativo de obrejarobrejar] ou [terceira pessoa singular gerúndio e do imperativo de obrejarobrejar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    obrejarobrejar
    ( o·bre·jar

    o·bre·jar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    [Portugal: Minho] [Portugal: Minho] Tremer com frio. = TIRITAR

    etimologiaOrigem:talvez de obra + -ejar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    obrejar | v. intr.

    Tremer com frio....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "obreje-no-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Procuro uma palavra que poderá significar "capacidade de difundir" a que chamei difusividade, termo que me advém do inglês difusivity. Não encontrei qualquer entrada no dicionário, nem nas perguntas frequentes.


      Gostaria de saber se em palavras nas quais o prefixo termina com a mesma vogal que inicia a outra palavra (como anti+inflamatório; poli+insaturado, etc...) há necessidade de se usar hífen ou se é possível fusionar as duas vogais (e.g., antiinflamatório; poliinsaturado).