PT
BR
Pesquisar
Definições



Monstro

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
monstromonstro
( mons·tro

mons·tro

)


nome masculino

1. Produção animal ou vegetal contrária à ordem regular da natureza.

2. Ser monstruoso das lendas.

3. Animal de tamanho extraordinário.

4. [Figurado] [Figurado] Pessoa muito feia.

5. Pessoa perversa, desnaturada.

6. Prodígio, portento, assombro (a boa parte).

7. [Portugal] [Portugal] Objecto doméstico (colchão, electrodoméstico, móvel, etc.), geralmente pesado ou de grandes dimensões, cuja remoção da via pública implica meios diferentes dos da habitual recolha de lixo. = MONO


adjectivoadjetivo

8. Monstruoso; colossal.

9. Muito grande (em quantidade).

etimologiaOrigem etimológica:latim monstrum, -i.

MonstroMonstro

Auxiliares de tradução

Traduzir "Monstro" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.




Havermos: usa-se hífen entre o r e o m ou escreve-se tudo junto?
As flexões do infinitivo pessoal ou do futuro do conjuntivo (subjuntivo, no Brasil) não se grafam com hífen (ex.: darmos, fazermos, partirmos, havermos).