PT
BR
Pesquisar
Definições



Mitigar

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
mitigarmitigar
( mi·ti·gar

mi·ti·gar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

Tornar ou ficar mais suave ou menos intenso, geralmente o que é mau de sofrer (ex.: mitigar o problema; mitigar os efeitos da seca). = ABRANDAR, ATENUAR, SUAVIZARAUMENTAR, INTENSIFICAR

etimologiaOrigem etimológica:latim mitigo, -are.

Auxiliares de tradução

Traduzir "Mitigar" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Ao fazer a pesquisa do termo prescindir, observei que constava como verbo intransitivo. Pesquisei, no entanto, no dicionário Aurélio e constava como verbo transitivo. Gostaria de alertar para esse possível erro.
Apesar de, actualmente, o verbo prescindir dever ser considerado um verbo transitivo indirecto, como faz o Aurélio, a classificação mais tradicional em dicionários portugueses (diferentemente de dicionários brasileiros como o Aurélio ou o Houaiss) é classificar verbos com regência de proposições que não sejam a (como "entregar a") como intransitivos (como é o caso de "prescindir de"). Em casos semelhantes, é normal encontrar discrepâncias entre dicionários portugueses e brasileiros, sendo a classificação dos segundos geralmente mais rigorosa.



A palavra auga tem o significado de "água"? É que é muito utilizada na zona do Minho. Queria também saber como surgiu a sua utilização!
A palavra auga é uma variante dialectal e popular de água, tal como as formas augar e augado são variantes de aguar e aguado.

Sobre a inclusão ou não de variantes populares nos dicionários de norma padrão, aconselhamos a leitura da resposta tauba.