PT
BR
Pesquisar
Definições



Máxima

A forma Máximapode ser [feminino singular de máximomáximo] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
máximamáxima
|ássi| |ássi|
( má·xi·ma

má·xi·ma

)


nome feminino

1. Preceito importante para servir de norma na vida.

2. Dito sentencioso; axioma; conceito.

3. [Meteorologia] [Meteorologia] Valor mais alto da temperatura em determinado período.

4. [Música] [Música] Nota musical equivalente a oito semibreves.

etimologiaOrigem etimológica:latim [sententia] maxima, sentença maior.

Colectivo:Coletivo:Coletivo:maximário.
máximomáximo
|ássi| |ássi|
( má·xi·mo

má·xi·mo

)


adjectivoadjetivo

1. Muito grande. = ENORMEÍNFIMO, MÍNIMO, PEQUENO

2. Mais alto (ex.: temperatura máxima; valor máximo). = CULMINANTEMENOR, MÍNIMO

3. Que é o maior de todos. = SUMOÍNFIMO, MENOR, MÍNIMO


nome masculino

4. O maior, o mais alto grau.MÍNIMO

5. [Automóvel] [Automóvel] Cada um dos faróis destinados a iluminar a via à frente do veículo automóvel num mínimo de 100 metros. (Mais usado no plural.)


no máximo

Até ao limite superior de (ex.: no máximo, a viagem de carro demora um dia). = QUANDO MUITO, SE TANTONO MÍNIMO

Na melhor das hipóteses (ex.: a resposta é, no máximo, um disparate). = QUANDO MUITONO MÍNIMO

etimologiaOrigem etimológica:latim maximus, -a, -um.

MáximaMáxima

Auxiliares de tradução

Traduzir "Máxima" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Deparei-me com um problema linguístico ao qual não sei dar resposta. Como se deve escrever: semi sombra, semisombra, semi-sombra ou semissombra?
A grafia correcta é semi-sombra, se estiver a utilizar a ortografia segundo o Acordo Ortográfico de 1945, isto é, anterior ao Acordo Ortográfico de 1990. Segundo o Acordo de 1945, na base XXIX, e segundo o Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves, o prefixo semi- só se escreve com hífen quando a palavra que se lhe segue começa por h (ex.: semi-homem), i (ex.: semi-inconsciente), r (ex.: semi-racional) ou s (ex.: semi-selvagem). Já o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, acrescenta que este prefixo é grafado com hífen sempre que a palavra que se lhe segue começa por qualquer vogal. Daí a divergência na escrita entre a norma portuguesa (ex.: semiaberto, semiesfera, semioficial, semiuncial) e a norma brasileira (ex.: semi-aberto, semi-esfera, semi-oficial, semi-uncial).

Se, porém, estiver a utilizar a grafia segundo o Acordo Ortográfico de 1990, a grafia correcta é semissombra. Segundo este acordo, na sua Base XVI, não se emprega o hífen "nas formações em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, devendo estas consoantes duplicar-se" (ex.: semirracional, semissegredo). Ainda segundo esta mesma base, deixa de haver divergência entre a norma portuguesa e a brasileira, pois apenas deverá ser usado o hífen quando a palavra seguinte começa por h (ex.: semi-histórico) ou pela mesma vogal em que termina o prefixo (ex.: semi-internato) e não quando se trata de vogal diferente (ex.: semiautomático).




Descomentar: no FLiP existe a conjugação do verbo mas pelo que pesquisei na net e dicionários esta palavra não existe em Português. Penso que só é usada em termos informáticos e no Brasil. Qual será o seu significado?
O verbo descomentar não se encontra registado em nenhum dicionário de língua portuguesa à nossa disposição, mas uma pesquisa na Internet revela que é usado tanto em sites portugueses como em sites brasileiros. Nenhum dicionário consegue registar exaustivamente o léxico de uma língua, nomeadamente no que diz respeito a neologismos, dada a grande produtividade da língua, especialmente pela aposição de afixos a palavras já existentes. A palavra encontra-se bem formada, resultando da aposição do prefixo des- ao verbo comentar, e significa “retirar o carácter de comentário a” (ex.: o programador descomentou algumas linhas do código do programa).