PT
BR
Pesquisar
Definições



Garupa

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
garupagarupa
( ga·ru·pa

ga·ru·pa

)


nome feminino

1. Parte posterior de certos animais que vai desde os rins até à base da cauda.

2. Ancas do cavalo.

3. Alforge ou mala que se leva na garupa ou atrás da sela.

4. Correia com fivela que faz parte do equipamento militar para segurar mochilas, bolsas de correio, etc.

5. [Brasil] [Brasil] Lugar atrás do assento do condutor de uma mota ou bicicleta.


jogar de garupa

Dar coices.

etimologiaOrigem etimológica:francês croupe, do frâncico *kruppa.

iconeConfrontar: garoupa.
GarupaGarupa

Auxiliares de tradução

Traduzir "Garupa" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.



Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?
O adjectivo austero é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (austero) e a pronúncia da vogal desta sílaba deverá ser e aberto (idêntico ao e da palavra ). Se esta palavra fosse esdrúxula, isto é, acentuada na antepenúltima sílaba, teria de apresentar acento gráfico (*áustero; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: antídoto, cálice, cómico, técnico, telúrico).