PT
BR
Pesquisar
Definições



Gancha

A forma Ganchapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de gancharganchar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de gancharganchar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ganchagancha
( gan·cha

gan·cha

)


nome feminino

1. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Gadanha para o feno.

2. O mesmo que ancinho.

3. Pau que termina superiormente em forma de gancho.

4. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Doce típico de Vila Real, feito de uma calda que, depois de arrefecer, é moldada em forma de bengala ou báculo episcopal (ex.: gancha de São Brás).

5. [Portugal: Minho] [Portugal: Minho] Ramo de árvore. = PERNADA

gancharganchar
( gan·char

gan·char

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Agarrar com gancho.

GanchaGancha


Dúvidas linguísticas



Se seis meses é um semestre, como se designam cinco meses?
Tal como é referido na resposta quinquimestral, o prefixo de origem latina quinqui- (que indica a noção de “cinco”) é bastante produtivo, sendo possível formar a palavra quinquimestre para designar um período de cinco meses. Esta palavra não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas a sua formação respeita as regras morfológicas da língua portuguesa.



Qual o texto correcto: peço-lhe para ele cá vir ou peço para ele cá vir?
Ambas as frases que refere estão correctas.

Na primeira, o verbo selecciona um complemento indirecto (o pronome oblíquo lhe) e um complemento directo sob a forma de oração completiva com valor nominal (para ele cá vir). Na segunda, o verbo pedir está a ser usado como transitivo directo, pois selecciona apenas o complemento directo.

Como o verbo pedir pode ser usado como transitivo directo (seleccionando apenas um complemento directo, como em pediu um café), transitivo indirecto (seleccionando apenas um complemento indirecto, como em pediu pelas vítimas da catástrofe) ou bitransitivo (seleccionando um complemento directo e um indirecto, como em pediu um café ao empregado), ambas as frases encontram-se correctamente formadas.