Significado de enfade-vo-la

    A forma enfade-vo-lapode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de enfadarenfadar], [terceira pessoa singular do imperativo de enfadarenfadar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de enfadarenfadar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    enfadarenfadar
    ( en·fa·dar

    en·fa·dar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Causar ou sentir enfado, tédio. = ABORRECER, ENTEDIAR

    2. Causar ou sentir incómodo, irritação. = AGASTAR, ENERVAR, IMPORTUNAR, IRRITAR

    etimologiaOrigem:latim infatuo, -are, tornar tolo, enfatuar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "enfade-vo-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    araiané | interj.

    Expressão designativa de enfado causado pela repetição enfadonha de uma notícia há muito sabida....


    fu | interj.

    Exprime enfado, nojo, desprezo....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "enfade-vo-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      A expressão "para inglês ver", utilizada no Brasil, tem o sentido de algo que é feito apenas para atender uma formalidade, sem funcionar na prática, ou significa algo que tem ares de perfeição, de excelência na sua qualidade?


      Gostaria de saber se existe alguma regra de fonética para o plural de palavras tais como: fogo, poço, jogo... É que eu fui ensinado a pronunciar: fógos, póços, jógos... ao invés de fôgos, pôços, jôgos... (os acentos estão só como indicadores de fonética). É que recentemente tenho ouvido alguns jornalistas pronunciar estas palavras com entoação "ô"...? Agradecia que me esclarecessem esta dúvida.