Significado de enfada-no-la

    A forma enfada-no-lapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de enfadarenfadar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de enfadarenfadar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    enfadarenfadar
    ( en·fa·dar

    en·fa·dar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Causar ou sentir enfado, tédio. = ABORRECER, ENTEDIAR

    2. Causar ou sentir incómodo, irritação. = AGASTAR, ENERVAR, IMPORTUNAR, IRRITAR

    etimologiaOrigem:latim infatuo, -are, tornar tolo, enfatuar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "enfada-no-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    araiané | interj.

    Expressão designativa de enfado causado pela repetição enfadonha de uma notícia há muito sabida....


    fu | interj.

    Exprime enfado, nojo, desprezo....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "enfada-no-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      A expressão "para inglês ver", utilizada no Brasil, tem o sentido de algo que é feito apenas para atender uma formalidade, sem funcionar na prática, ou significa algo que tem ares de perfeição, de excelência na sua qualidade?


      Estou com algumas dúvidas em relação à Língua Portuguesa:
      1) É correto utilizar nos textos o sinal de pontuação ?! ou ?! ? Já vi em alguns textos, mas não sei se é correta essa utilização. Costumo às vezes utilizar, mas até hoje não sei se é correto ou não.
      2) Não entendo muito bem a utilização do travessão em alguns casos. Exemplo (temos um diálogo que vem seguido da fala do narrador, e em seguida o personagem retoma a fala como no exemplo abaixo): - José venha aqui. - falou Pedro (finaliza a fala do personagem) -Vou te prender. (E este travessão?) O que vocês podem me informar sobre essa utilização de pontuação? (Travessão). Li a respeito que o segundo travessão apresentado estaria finalizando a fala do personagem, mas ao mesmo tempo como assim finalizando, se logo em seguida existe outro travessão? Não consigo compreender.