PT
BR
Pesquisar
Definições



Cartaz

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cartazcartaz
( car·taz

car·taz

)
Imagem

Anúncio em ponto grande que se fixa em lugares públicos ou que se transporta em manifestação (ex.: cartaz eleitoral; cartazes de protesto; cartaz promocional; cartaz publicitário).


nome masculino

1. Anúncio em ponto grande que se fixa em lugares públicos ou que se transporta em manifestação (ex.: cartaz eleitoral; cartazes de protesto; cartaz promocional; cartaz publicitário).Imagem

2. Aquilo que está em exibição ou em representação (ex.: o filme saiu de cartaz; estão em cartaz duas peças do mesmo autor).

3. Conjunto dos artistas ou personalidades de um evento (ex.: o cartaz do festival já tem vários nomes importantes confirmados).

4. [Brasil] [Brasil] Fama, popularidade ou sucesso.

5. [História] [História] Passaporte que os portugueses davam aos comerciantes para traficarem no mar das Índias.

etimologiaOrigem etimológica:árabe qirtas, folha de papel, papéis, escritos, do grego khártês, papiro, rolo, folha.

Colectivo:Coletivo:Coletivo:cartelaria.
CartazCartaz

Auxiliares de tradução

Traduzir "Cartaz" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Seríssimo ou seriíssimo?
Ambas as formas seríssimo e seriíssimo podem ser consideradas correctas como superlativo absoluto sintético do adjectivo sério.

O superlativo absoluto sintético simples, isto é, o grau do adjectivo que exprime, através de uma só palavra, o elevado grau de determinado atributo, forma-se pela junção do sufixo -íssimo ao adjectivo (ex.: altíssimo).

No caso de grande número de adjectivos terminados em -eio e em -io, a forma gerada apresenta geralmente dois ii, um pertencente ao adjectivo, o outro ao sufixo (ex.: cheiíssimo, feiíssimo, maciíssimo, vadiíssimo).

Há alguns adjectivos, porém, como sério, que podem gerar duas formas de superlativo absoluto sintético: seriíssimo ou seríssimo. No entanto, como é referido por Celso Cunha e Lindley Cintra na sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, p. 260), parece haver uma maior aceitação das formas com apenas um i: “Em lugar das formas superlativas seriíssimo, necessariíssimo e outras semelhantes, a língua actual prefere seríssimo, necessaríssimo, com um só i”. O mesmo sucede com necessário, ordinário, precário ou sumário, por exemplo.




Quero saber a origem da palavra "ló".
A palavra , na acepção “lado de onde sopra o vento”, entrou para o português através do francês lof, que por sua vez tem origem nórdica, talvez do neerlandês loef. Na acepção “tecido fino”, é de origem desconhecida e na acepção “instrumento musical” é de origem chinesa.