PT
BR
Pesquisar
Definições



águia-das-estepes

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
águia-das-estepeságuia-das-estepes
( á·gui·a·-das·-es·te·pes

á·gui·a·-das·-es·te·pes

)


nome feminino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave de rapina (Aquila nipalensis) da família dos accipitrídeos.

etimologiaOrigem etimológica: águia + da + estepe.
águia-das-estepeságuia-das-estepes


Dúvidas linguísticas



o primeiro "e" de brejeiro é aberto ou fechado?
De acordo com os dicionários de língua portuguesa que registam a transcrição fonética das palavras, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa ou o Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora, o primeiro e de brejeiro lê-se [ɛ], como o e aberto de vela ou neto.

No português de Portugal é comum a elevação e centralização das vogais átonas, como por exemplo a alteração da qualidade da vogal [ɛ] para [i] em pesca > pescar ou vela > veleiro, mas há palavras que mantêm inalterada a qualidade da vogal, sendo este o caso de brejeiro, que mantém a qualidade do e da palavra brejo.




Estou procurando a palavra Zigue Zague ou Zig Zag, ou ainda, zigzag.
A forma correcta é ziguezague, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário de Língua Portuguesa On-Line.