PT
BR
Pesquisar
Definições



ábacos

A forma ábacosé [masculino plural de ábacoábaco].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ábacoábaco
( á·ba·co

á·ba·co

)


nome masculino

1. Aparelho de cálculo aritmético constituído por um quadro ou uma caixa com esferas ou argolas que deslizam em vários arames ou hastes paralelos (ex.: usa o ábaco para as ensinar as crianças a contar).

2. [Matemática] [Matemática] Representação gráfica construída com curvas e que permite fazer determinados cálculos numéricos. = NOMOGRAMA

3. Mesa ou aparador (ex.: a capela tem um ábaco adossado à parede, junto ao altar). = CREDÊNCIA

4. [Arquitectura] [Arquitetura] [Arquitetura] Parte superior do capitel da coluna, onde assenta a arquitrave.

5. Tabuleiro coberto de areia fina para as crianças traçarem com o dedo os primeiros delineamentos da escrita ou desenho, usado na Antiguidade.

etimologiaOrigem etimológica:latim abacus, -i, do grego ábaks, -kos, mesa.

ábacosábacos

Auxiliares de tradução

Traduzir "ábacos" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.



Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.