PT
BR
Pesquisar
Definições



Área

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
áreaárea
( á·re·a

á·re·a

)


nome feminino

1. Extensão compreendida dentro de certos limites (ex.: área de construção; área de uma cidade). = SUPERFÍCIE

2. Zona que se distingue das demais pelas suas características específicas ou que está reservada para uma função específica (ex.: área comercial; área rural).

3. Campo em que se exerce certa actividade ou domínio do conhecimento (ex.: área cultural; área económica). = ESFERA, SECTOR

4. Zona de influência ou controlo (ex.: área dos políticos).

5. [Construção] [Construção] Espaço descoberto ou pátio na parte interna de um edifício.

6. [Desporto] [Esporte] Num campo, espaço delimitado a partir da linha da baliza.

7. [Geometria] [Geometria] Medida da superfície de uma figura geométrica.

8. [Astronomia] [Astronomia] Espaço que percorre em certo tempo o raio vector de um astro.


área de grande penalidade

[Futebol] [Futebol]  O mesmo que grande área.

área de paisagem protegida

O mesmo que área protegida.

área de serviço

Área comercial localizada junto a uma via rápida, dotada de serviços de abastecimento de combustível, restauração, zonas de descanso e, por vezes, alojamento. = ESTAÇÃO DE SERVIÇO

Zona de uma casa destinada aos serviços de limpeza, ao armazenamento de produtos ou ao alojamento de empregados.

área de trabalho

[Informática] [Informática]  Parte do interface gráfico de um sistema operativo onde se encontram ícones que representam pastas, ficheiros, programas ou atalhos para funcionalidades. = AMBIENTE DE TRABALHO

área de transferência

[Informática] [Informática]  Parte da memória usada para armazenamento temporário de dados, geralmente copiados ou cortados para serem inseridos noutra aplicação ou noutro local dentro da mesma aplicação.

área metropolitana

Zona urbana com grande concentração populacional, que corresponde ao território ocupado por uma grande cidade e outras cidades ou aglomerados sob a sua influência.

área protegida

Zona geográfica bem delimitada, gerida com o objectivo de preservar e restaurar as espécies animais e vegetais que nela habitam.

grande área

[Futebol] [Futebol]  Zona rectangular de cada extremidade de um campo de futebol, onde se situa a baliza e a marca de grande penalidade.

pequena área

[Futebol] [Futebol]  Zona rectangular dentro da grande área.

etimologiaOrigem etimológica:latim area, -ae, espaço livre, pátio, eira, praça, arena, cemitério.

iconeConfrontar: ária.
ÁreaÁrea

Auxiliares de tradução

Traduzir "Área" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se "frigidíssimo" é superlativo absoluto sintético de "frio".
Os adjectivos frio e frígido têm em comum o superlativo absoluto sintético frigidíssimo, pois provêm ambos do étimo latino frigidus.



Fui eu quem atirou nele ou fui eu quem atirei nele: qual é o correto e por que motivo?
Na frase em questão há duas orações, uma oração principal (fui eu) e uma oração subordinada relativa (quem atirou nele), que desempenha a função de predicativo do sujeito. O sujeito da primeira oração é o pronome eu e o sujeito da segunda é o pronome relativo quem. Este pronome relativo equivale a ‘a pessoa que’ e não concorda com o seu antecedente, pelo que, na oração subordinada, o verbo deverá concordar com este pronome de terceira pessoa (quem atirou nele) e não com o sujeito da oração principal (*fui eu quem atirei nele). Esta última construção é incorrecta, como se indica através de asterisco (*), pois apresenta uma concordância errada.

Relativamente à frase correcta (Fui eu quem atirou nele) pode colocar-se uma outra opção: Fui eu que atirei nele. Esta última frase seria também uma opção correcta, mas trata-se de uma construção diferente: contém igualmente duas orações, e da primeira oração (fui eu) depende também uma oração subordinada relativa (que atirei nele), mas esta é introduzida pelo pronome relativo que. Este pronome relativo, ao contrário do pronome quem, concorda obrigatoriamente com o antecedente nominal ou pronominal existente na oração anterior, no caso, o pronome eu, pelo que o verbo terá de estar na primeira pessoa (eu que atirei).

Do ponto de vista semântico, as frases Fui eu quem atirou nele e Fui eu que atirei nele equivalem a Eu atirei nele (que contém apenas uma oração), mas correspondem a uma construção sintáctica com duas orações, para focalizar ou dar maior destaque ao sujeito eu.