PT
BR
Pesquisar
Definições



[Horizonte]

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
horizontehorizonte
( ho·ri·zon·te

ho·ri·zon·te

)


nome masculino

1. [Astronomia] [Astronomia] Espaço terrestre que a vista abrange (ex.: esperou até que o barco desaparecesse no horizonte).

2. [Astronomia] [Astronomia] Círculo máximo da esfera, perpendicular ao diâmetro que passa pelo ponto em que está o observador.

3. Linha que termina o céu de um quadro.

4. [Geologia] [Geologia] Camada horizontal de solo homogénea.

5. [Figurado] [Figurado] Previsão do futuro ou do que está por vir (ex.: não está no meu horizonte voltar lá). = DESTINO, FUTURO, PERSPECTIVA


horizonte racional

[Astronomia] [Astronomia]  Círculo máximo da esfera, perpendicular ao diâmetro que passa pelo ponto em que está o observador.

horizonte sensível

[Astronomia] [Astronomia]  Linha aparente, em que o céu e a terra ou o mar parecem encontrar-se.



Dúvidas linguísticas



Como se classifica gramaticalmente a forma levemo-lo?
Gramaticalmente, levemo-lo corresponde a uma forma do verbo levar na primeira pessoa do plural do imperativo (ex.: amigos, levemos isto daqui já), seguido do pronome átono o, que assume a forma -lo por estar a seguir a uma forma verbal terminada num -s (que desaparece: levemos + o = levemo-lo).

A forma levemos, isoladamente, poderá corresponder também ao presente do conjuntivo (ex.: é preciso que levemos isto daqui), mas, como tem o pronome átono em posição enclítica (depois do verbo), não corresponde a esse tempo, pois o presente do conjuntivo é normalmente antecedido da conjunção que, com propriedades de atracção do pronome átono (ex.: é preciso que o levemos daqui), não sendo considerada gramatical uma construção proclítica nesse caso (ex.: *é preciso que levemo-lo daqui).




Devo escrever ele será analisado no terceiro dia ou ele será analisado ao terceiro dia?
Qualquer das duas frases é possível, visto que quer a preposição em (presente na contracção no) quer a preposição a (presente na contracção ao) se utilizam na expressão de valores temporais (ex.: viaja sempre em Agosto; estava a dois dias do casamento).