PT
BR
Pesquisar
Definições



íbis-branco-americano

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
íbis-branco-americanoíbis-branco-americano
( í·bis·-bran·co·-a·me·ri·ca·no

í·bis·-bran·co·-a·me·ri·ca·no

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave (Eudocimus albus) da família dos tresquiornitídeos. = ÍBIS-BRANCA-AMERICANA

etimologiaOrigem etimológica: íbis + branco + americano.
vistoPlural: íbis-brancos-americanos.
iconPlural: íbis-brancos-americanos.
íbis-branco-americanoíbis-branco-americano

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



No Brasil, os meses são escritos em minúscula. Gostaria de saber se isso vale também para Portugal a partir do acordo ortográfico.
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deixa de haver obrigatoriedade também em Portugal de maiusculizar os nomes dos meses e das estações do ano (ex.: o teu aniversário é em janeiro; prefiro o inverno ao verão), como já acontecia na norma brasileira.

Também não é obrigatório o uso de maiúsculas nos dias da semana, o que contecia já segundo o disposto na base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945 (ex.: a festa é no sábado).




A minha dúvida é a seguinte: qual o antónimo da palavra "antecipar"? Vejo, com alguma frequência, que são utilizadas as palavras "postcipar" ou "postecipar" que, presumo, estarão incorrectas. Se assim for, qual o antónimo correcto?
Como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o verbo antecipar pode ter como antónimos os verbos adiar (ex.: a reunião foi antecipada vs. a reunião foi adiada), atrasar (ex.: a festa antecipou-se vs. a festa atrasou-se), procrastinar (ex.: o ministério antecipou a construção do hospital vs. o ministério procrastinou a construção do hospital), prorrogar (ex.: o prazo de entrega foi antecipado vs. o prazo de entrega foi prorrogado) e retardar (ex.: o concessionário antecipou a entrega do carro vs. o concessionário retardou a entrega do carro). As formas postecipar e postcipar não se encontram registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, pelo que o seu uso é de evitar.