PT
BR
Pesquisar
Definições



zongola

A forma zongolapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de zongolarzongolar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de zongolarzongolar] ou [adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
zongolazongola
( zon·go·la

zon·go·la

)


adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

[Angola, Informal] [Angola, Informal] Que ou quem, geralmente de modo dissimulado, gosta de ver ou ouvir o que se passa para contar a outros (ex.: o vizinho é muito zongola; as zongolas da rua falam mal de toda a gente). = BISBILHOTEIRO

etimologiaOrigem etimológica:derivação regressiva de zongolar.
zongolarzongolar
( zon·go·lar

zon·go·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

[Angola, Informal] [Angola, Informal] Ver ou ouvir dissimuladamente, para obter informações e contar a outros. = BISBILHOTAR

etimologiaOrigem etimológica:quimbundo [ku]zongola, espreitar, espiar + -ar.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



A palavra seje existe? Tenho um colega que diz que esta palavra pode ser usada na nossa língua.
Eu disse para ele que esta palavra não existe. Estou certo ou errado?
A palavra seje não existe. Ela é erradamente utilizada em vez de seja, a forma correcta do conjuntivo (subjuntivo, no Brasil) do verbo ser. Frases como “Seje bem-vindo!”, “Seje feita a sua vontade.” ou “Por favor, seje sincero.” são cada vez mais frequentes, apesar de erradas (o correcto é: “Seja bem-vindo!”, “Seja feita a sua vontade.” e “Por favor, seja sincero.”). A ocorrência regular de seje pode dever-se a influências de falares mais regionais ou populares, ou até mesmo a alguma desatenção por parte do falante, mas não deixa de ser um erro.



Agradecia que me confirmassem se o superlativo absoluto sintético de pulcro é pulcríssimo.
O superlativo absoluto sintético de pulcro é pulquérrimo, derivado do superlativo latino pulcherrimus, do adjectivo pulcher, que está na origem etimológica de pulcro.