PT
BR
Pesquisar
Definições



zanga-mo

A forma zanga-mopode ser [feminino singular de zangazanga], [segunda pessoa singular do imperativo de zangarzangar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de zangarzangar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
zangarzangar
( zan·gar

zan·gar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Causar zanga ou enfado a.

2. Incomodar; quezilar.

3. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Transpor (saltando).


verbo pronominal

4. Enfadar-se; encolerizar-se; irritar-se.

zangazanga
( zan·ga

zan·ga

)


nome feminino

1. Aversão; antipatia.

2. Quezília.

3. Contrariedade.

4. Enguiço; mau humor.

5. Ódio, rancor, má disposição para com alguém.

6. [Jogos] [Jogos] Espécie de voltarete que se joga entre dois parceiros. = RENEGADA

7. [Regionalismo] [Regionalismo] Espécie de moinho caseiro a braços. =

8. Peça de madeira, em forma de cruz, com que nas eiras acamam as paveias dos cereais.

9. [Brasil] [Brasil] Desarranjo.

10. [Entomologia] [Entomologia] Nígua (insecto).

Auxiliares de tradução

Traduzir "zanga-mo" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a diferença entre o numeral catorze e quatorze e porquê a diferença da escrita com o mesmo significado?
Não existe nenhuma diferença de significado entre catorze e quatorze, apenas uma diferença de adequação à realização fonética dessas palavras (a sílaba ca- de catorze pronuncia-se como a primeira sílaba de cavalo e a sílaba qua- de quatorze como a primeira sílaba de qualidade).

Ambas as palavras derivam do latim quattuordecim, mas a forma catorze sofreu a supressão de um fonema no interior da primeira sílaba (fenómeno a que se dá o nome de síncope).




"O Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa." Sendo que o correcto seria "O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica”, a primeira hipótese poderá também estar correcta?
As regras que regem o emprego ou a omissão de artigos com nomes próprios nem sempre são óbvias, deixando espaço para incertezas, como se depreende da consulta de qualquer compêndio gramatical sobre este assunto (veja-se, por exemplo, a Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998: pp. 214-242).

A frase que refere poderia estar correcta como eventual título de jornal (onde a omissão de artigos e verbos é frequente: Sporting, FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa), sobretudo se o clube desportivo mencionado no início da frase também não fosse precedido de artigo: Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa. Tal como é apresentada, com Sporting precedido de artigo, ao contrário de Porto e Benfica, a frase causa alguma estranheza, sendo preferível indicar todos os artigos: O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica na liderança da Superliga portuguesa.