Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

vinte

vintevinte | quant. num. card. 2 g. | adj. num. | n. m. | n. m. pl. | n. f. pl.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

vin·te vin·te


(latim viginti)
quantificador numeral cardinal de dois géneros
quantificador numeral cardinal de dois géneros

1. Duas vezes dez.

adjectivo numeral
adjetivo numeral

2. Vigésimo.

nome masculino

3. O número 20.

4. O vigésimo indivíduo ou objecto de uma série.

5. Pau que no jogo da bola vale vinte pontos.


vintes
nome masculino plural

6. Idade aproximada entre os 20 e os 29 anos (ex.: os avós conheceram-se nos seus vintes).

nome feminino plural

7. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Parte final de cigarro ou charuto, depois de fumado. = BAGANA, GUIMBA, MENOR, PRISCA


dar no vinte
Acertar, adivinhar, dar com a chave do enigma.

Nota: forma os numerais cardinais entre vinte e trinta quando seguido da conjunção e e das unidades (ex.: vinte e um; vinte e dois).
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "vinte" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

dos nossos vinte anos já se gastou ou está à beira da extinção..

Em 100 cabeças

- Às 14:28:46, homem embriagado agredido e desmaiado na Rua Vinte de Setembro, no bairro São Jorge..

Em www.rafaelnemitz.com

...a ganhar corpo em setembro de 2021 e em pouco tempo os cerca de vinte indígenas treinados já deram resultados..

Em blog0news

Vinte e nove passageiros e sete tripulantes estavam a bordo da aeronave na terceira etapa...

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

menos vinte e um graus (-21ºC) com sensação térmica de –35ºC, e de como saí para...

Em A Sopa no Exílio
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Gostaria que me explicassem melhor quando se deve utilizar obrigado ou obrigada. Devo eu, sendo mulher, dizer sempre obrigada?
Obrigado é um adjectivo que pode ser definido como "que se sente devedor de alguma coisa, geralmente um favor ou uma amabilidade” e pode normalmente ser sinónimo de agradecido, grato ou reconhecido. Este adjectivo deriva do verbo obrigar, sendo provável que fossem usuais construções semelhantes a Estou-lhe obrigado ou Ela ficou-lhe obrigada ou ainda Estamos muito obrigados pelo favor que nos fez, mas estas construções não são frequentes na língua contemporânea.

Quando obrigado é usado como forma de agradecimento, entende-se tradicionalmente que se trata de um uso adjectival, e por isso muitos gramáticos aconselham que o adjectivo deve concordar com o sujeito que se exprime: obrigado, se se tratar de um sujeito masculino; obrigada, se se tratar de um sujeito feminino; obrigados, se se tratar de um sujeito masculino plural e obrigadas, se se tratar de um sujeito feminino plural. No entanto, é possível considerar obrigado uma interjeição, pois nada há que justifique tratar-se de um adjectivo, quando usado isoladamente. Neste caso, e visto que as interjeições são palavras invariáveis, a forma a usar deverá ser única -obrigado -, independentemente do género ou número do sujeito que fala. Este caso de obrigado como interjeição poderá então aproximar-se de outros casos em que um adjectivo original perde a flexão e passa a constituir uma interjeição (ex.: Aplaudo essa proposta; apoiado! Óptimo; adorei os resultados! Pronto, meninas, vamos embora!).

Como conclusão, pode dizer-se que uma mulher pode agradecer de forma correcta com obrigada (utilizando um adjectivo que concorda em género e número com o sujeito falante) ou com obrigado (utilizando uma interjeição, que é invariável), mas um homem só deverá agradecer com obrigado, pois esta forma é a do adjectivo masculino singular e da interjeição.

pub

Palavra do dia

vi·ti·li·go vi·ti·li·go


(latim vitiligo, -inis, erupção cutânea, mancha branca na pele)
nome masculino

[Medicina]   [Medicina]  Doença cutânea caracterizada pelo desaparecimento da pigmentação da pele. = VITILIGEM

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/vinte [consultado em 25-06-2022]