PT
BR
Pesquisar
Definições



vial

A forma vialpode ser[adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
vial1vial1
( vi·al

vi·al

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Relativo a via ou a caminho (ex.: sinistralidade vial; traçado vial).


nome masculino

2. Rua ou conjunto de ruas.

vistoPlural: viais.
etimologiaOrigem etimológica:latim vialis, -e, das ruas.
iconPlural: viais.
vial2vial2
( vi·al

vi·al

)
Imagem

Pequeno recipiente cilíndrico, destinado a líquidos, geralmente perfumes ou medicamentos (ex.: vial de amostra; vial de plástico; vial de vidro; vial de 10 mililitros).


nome masculino

Pequeno recipiente cilíndrico, destinado a líquidos, geralmente perfumes ou medicamentos (ex.: vial de amostra; vial de plástico; vial de vidro; vial de 10 mililitros).Imagem

vistoPlural: viais.
etimologiaOrigem etimológica:inglês vial, do latim phiala, -ae, copo metálico pouco fundo, do grego fiálê, -ês, prato, vaso.
iconPlural: viais.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



"de que" ou apenas "que"? E.g.: "foram avisados que" ou "foram avisados de que"?
Nenhuma das formulações apresentadas pode ser considerada errada, apesar de a expressão "foram avisados de que" ser mais consensual do que a expressão em que se omite a preposição.

Para uma análise desta questão, devemos referir que os exemplos dados estão na voz passiva, mas a estrutura sintáctica do verbo é a mesma do verbo na voz activa, onde, no entanto, é mais fácil observar a estrutura argumental do verbo:

Eles foram avisados do perigo. (voz PASSIVA) = Ele avisou-os do perigo. (voz ACTIVA)
Eles foram avisados de que podia haver perigo. (voz PASSIVA) = Ele avisou-os de que podia haver perigo. (voz ACTIVA)

Trata-se de um verbo bitransitivo, que selecciona um complemento directo ("os", que na voz passiva corresponde ao sujeito "Eles") e um complemento preposicional, neste caso introduzido pela preposição "de" ("do perigo" ou "de que podia haver perigo"). Nas frases em que o complemento preposicional contém uma frase completiva introduzida pela conjunção "que" (ex.: "avisou-os de que" ou "foram avisados de que"), é frequente haver a omissão da preposição "de" (ex.: "avisou-os que" ou "foram avisados que"), mas este facto, apesar de ser muito frequente, é por vezes condenado por alguns puristas da língua.




Por favor, gostaria de saber qual é o plural de verbos unidos por hífen, como por exemplo quero-quero ou vai-vem.
Antes de mais, uma correcção: a forma vai-vem não existe. A forma correcta escreve-se sem hífen e com acento, vaivém (plural: vaivéns), como pode verificar pela hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Quanto ao substantivo quero-quero, forma o plural regular quero-queros. Os substantivos compostos por V-V (verbo-verbo) formam o plural como se fossem substantivos simples, acrescentando-se apenas o -s do plural regular (outros exemplos: treme-tremes, ruge-ruges).