Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
variantevariante | adj. 2 g. | s. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

va·ri·an·te va·ri·an·te
(variar + -ante)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que varia, que muda muitas vezes. = DIFERENTE

substantivo feminino

2. Texto de um autor, que difere das lições geralmente adoptadas.

3. Modificação no estudo de um traçado de estrada ou de obra em construção.

4. [Linguística]   [Lingüística]   [Linguística]  Forma linguística (palavra, fonema, morfema, etc.) alternativa em relação a outra e com o mesmo valor, função e distribuição. = ALTERNANTE

5. [Linguística]   [Lingüística]   [Linguística]  Conjunto formado pelos usos característicos (pronúncia, léxico, sintaxe) de uma determinada comunidade, consoante variáveis geográficas, sociais ou outras. = DIALECTO, VARIEDADE

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "variante" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Venho pedir uma consideração acerca da palavra compto, que tenho vindo a usar como sinónimo de "âmbito", mas segundo me constou, é apenas uma deturpação técnica de cômputo. Desde já manifesto os mais sinceros agradecimentos pelo esclarecimento.
A forma compto não existe; a grafia correcta é cômputo, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, e significa “cálculo, contagem” (ex.: O cômputo dos dias de férias está incorrecto; No cômputo geral, a participação foi positiva).



Na aula surgiu a dúvida a propósito da palavra: carrocel ou carrossel. O dicionário antigo da Porto Editora tem carrocel, está correcto?
A forma mais consensual e mais frequente é carrossel, como pode verificar pela hiperligação para o Dicionário de Língua Portuguesa On-line ou pela consulta de obras recentes como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa / Editorial Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição brasileira da Editora Objetiva, 2001; edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002).

A forma carrocel surge atestada no Grande Dicionário da Língua Portuguesa (Porto: Porto Editora, 2004) e em obras mais antigas como o Grande Dicionário da Língua Portuguesa (Lisboa: Editorial Confluência, 1949-1959), de António Morais Silva, ou o Dicionário da Língua Portuguesa (Lisboa: Livraria Bertrand, 1949), de Cândido de Figueiredo. No entanto, este último observa na entrada carrocel que se trata de «palavra mal feita, do fr. carroussel, sob a influência de carroça».

pub

Palavra do dia

fau·ce fau·ce
(latim fauces, -ium)
substantivo feminino

1. [Anatomia]   [Anatomia]  Espaço entre a raiz da língua e a laringe. (Mais usado no plural.) = GARGANTA, GOELA

2. Capacidade interior da garganta, particularmente falando dos animais. (Mais usado no plural.)

3. [Botânica]   [Botânica]  Extremidades do tubo da corola, junto aos lábios desta.

4. [Zoologia]   [Zoologia]  Abertura da concha univalve.

5. Abertura, geralmente grande (ex.: das fauces do vulcão saía lava).

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/variante [consultado em 14-11-2019]