PT
BR
Pesquisar
Definições



vénus

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
vénusvênus
( vé·nus

vê·nus

)


nome masculino

1. Segundo planeta do sistema solar, cuja órbita se situa entre Mercúrio e a Terra. [É o astro mais brilhante do céu depois do Sol e da Lua, visível quer ao amanhecer quer ao anoitecer.] (Com inicial maiúscula). = ESTRELA DA MANHÃ, ESTRELA DA TARDE


nome feminino de dois números

2. Mulher de grande beleza.

3. Representação artística da deusa Vénus.

4. [Zoologia] [Zoologia] Género de moluscos lamelibrânquios.

5. [Antigo] [Antigo] [Química] [Química] O mesmo que cobre.

etimologiaOrigem etimológica:latim Venus, -eris, mitónimo [deusa grega da Beleza e do Amor].
grafiaGrafia no Brasil:vênus.
grafiaGrafia no Brasil:vênus.
grafiaGrafia em Portugal:vénus.
grafiaGrafia em Portugal:vénus.

Auxiliares de tradução

Traduzir "vénus" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas


Em um texto que estou a estudar surge a palavra "onomatúrgica", no entanto não consigo achar o seu significado nem no vosso site nem em nenhum dicionário. Gostaria de saber o seu significado.
O adjectivo onomatúrgico não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição. No entanto, o seu uso não pode ser condenado, porquanto está correctamente formado; deriva da palavra grega onomatourgós, que significa “que cria palavras ou dá nomes às coisas” e que deu também origem ao português onomaturgo (termo que, de igual modo, não se encontra averbado em nenhum dicionário de língua portuguesa). Os termos onomaturgo e onomatúrgico são sinónimos enquanto adjectivos, com o mesmo sentido do étimo grego (ex.: trabalho onomaturgo = trabalho onomatúrgico), mas onomaturgo pode ainda ser usado como substantivo, com o significado “aquele que cria palavras ou dá nomes às coisas” (ex.: para aquele filósofo, Deus é um onomaturgo).



Cabe uma visada sobre o posicionamento: nesta frase, está correto o uso de sobre? Ou deveria ser visada no posicionamento?
Pesquisas feitas em corpora e em motores de busca da Internet em língua portuguesa revelam que o substantivo visada é maioritariamente seguido das preposições em (ex.: deu uma visada no ensino da informática) ou de (ex.: o historiador faz uma visada do século das Luzes), sendo também possível, embora em menor número, o uso de sobre (ex.: uma visada sobre o mercado bolsista).