PT
BR
Pesquisar
Definições



tucana

A forma tucanaé [feminino singular de tucanotucano].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tucanotucano
( tu·ca·no

tu·ca·no

)


nome masculino

1. [Ornitologia] [Ornitologia] Designação dada a várias espécies de aves piciformes trepadoras da família dos ranfastídeos, de bico muito grosso e comprido, encontradas na América do Sul.

2. [Astronomia] [Astronomia] Constelação austral. (Geralmente com inicial maiúscula.)

3. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Família de línguas faladas por vários povos indígenas do estado brasileiro do Amazonas e da Colômbia.


nome de dois géneros

4. [Etnografia] [Etnografia] Indivíduo pertencente aos tucanos, povo indígena do estado brasileiro do Amazonas e da Colômbia.


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

5. [Etnografia] [Etnografia] Relativo aos tucanos.

6. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Relativo ao tucano enquanto sistema linguístico.


adjectivoadjetivo

7. [Brasil] [Brasil] [Política] [Política] Relativo ao Partido da Social Democracia Brasileira (ex.: deputada tucana; o tucano falou aos jornalistas). = PEESSEDEBISTA

etimologiaOrigem etimológica:do tupi.

Auxiliares de tradução

Traduzir "tucana" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).



Tenho dúvidas na construção desta frase: "caso tenha dúvidas, não hesite em perguntar" ou "caso tenha dúvidas, não hesite perguntar". Não sei qual a mais correcta.
As duas frases apresentadas encontram-se correctas, pois o verbo hesitar, quando selecciona uma frase infinitiva, pode ser transitivo directo, isto é, selecciona um complemento que não é regido por preposição (ex.: não hesite perguntar) ou transitivo indirecto, isto é, selecciona um complemento regido por preposição (ex.: não hesite em perguntar). Pesquisas em corpora e motores de busca mostram no entanto que a construção como transitivo indirecto (hesitar em) é mais usual.