Significado de trepadeira-de-hodgson

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    trepadeira-de-hodgsontrepadeira-de-hodgson
    ( tre·pa·dei·ra·-de·-hodg·son

    tre·pa·dei·ra·-de·-hodg·son

    )

    nome feminino

    [Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Certhia hodgsoni) da família dos certiídeos. = TREPADEIRA-DE-GARGANTA-BRANCA

    etimologiaOrigem:trepadeira + de + [Brian Houghton] Hodgson, antropónimo [diplomata e etnólogo britânico, 1800-1894].

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    Histórico de pesquisas

    A palavra "trepadeira-de-hodgson" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se escrever ou dizer o termo deve de ser é correcto? Eu penso que não é correcto, uma vez que neste caso deverá dizer-se ou escrever deverá ser... Vejo muitas pessoas a usarem este tipo de linguagem no seu dia-a-dia e penso que isto seja uma espécie de calão, mas já com grande influência no vocabulário dos portugueses em geral.


      Seria possível esclarecerem-me quanto à seguinte dúvida? Diz-se impresso/imprimido? E morto/morrido/matado?
      Sei que só se pode usar cada uma das conjugações com uma forma dos verbos ser/estar/ter (este último não tenho a certeza). Com quais formas posso usar? Qual a regra gramatical?