PT
BR
Pesquisar
Definições



transmitida

A forma transmitidapode ser [feminino singular de transmitidotransmitido] ou [feminino singular particípio passado de transmitirtransmitir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
transmitirtransmitir
( trans·mi·tir

trans·mi·tir

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Servir de transmissor a.

2. Fazer chegar a.

3. Ceder.

4. Fazer passar de um lugar a outro, comunicar.

5. Expedir, enviar.

6. Desempenhar-se de uma transmissão.

7. Comunicar por contágio.

8. Participar.

9. [Direito] [Direito] Passar a titularidade de bens ou direitos para outrem.


verbo pronominal

10. Comunicar-se; propagar-se; transportar-se; passar.

etimologiaOrigem etimológica: latim transmitto, -ere, enviar para além, passar, transportar.
transmitidotransmitido
( trans·mi·ti·do

trans·mi·ti·do

)


adjectivoadjetivo

Que se transmitiu.

etimologiaOrigem etimológica: particípio de transmitir.
transmitidatransmitida

Auxiliares de tradução

Traduzir "transmitida" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.



Gostaria de saber a etimologia e significado da palavra Fontoura, que, ao que sei, para além de nome é igualmente uma localidade nas Astúrias. E ainda a etimologia de Gouveia, igualmente nome próprio e localidade.
De acordo com o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, da autoria de José Pedro Machado (Lisboa, Livros Horizonte, 2003), o topónimo Fontoura, que dá o nome a localidades nas regiões de Carrazeda de Ansiães, Ílhavo, Lamego, Ponte de Lima, Resende, Valença, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Vila Verde e Galiza, terá origem no latim Fonte Aurea, que significa “fonte dourada”.

O topónimo Gouveia, com ocorrência em Portugal e no Brasil, é de origem incerta, mas José Pedro Machado põe a hipótese de estar relacionado com o antropónimo Gaudila.

Os apelidos Fontoura e Gouveia terão origem nos respectivos topónimos.