Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
térbiotérbio | s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

tér·bi·o tér·bi·o
substantivo masculino

[Química]   [Química]  Elemento químico metálico (símbolo: Tb), de número atómico 65, de massa atómica 158,92, do grupo de terras raras.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "térbio" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Qual a forma correta de escrita da seguinte palavra (segundo o novo Acordo Ortográfico): sacrossanta, sacrosanta ou sacro-santa? E como se pronuncia? É que um professor da disciplina de Português me disse que se escreve "sacrosanta". Assim, não se pronunciaria "sacrozanta"?
Como poderá verificar pela consulta de um dicionário, a grafia correcta é sacrossanta, antes e depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, uma vez que a grafia desta palavra não sofre nenhuma alteração.

Se esta palavra fosse escrita com apenas um s, não seria, de facto, possível a pronúncia de [s] em sacrossanta, pois um s intervocálico, obrigaria à pronúncia [z], como acontece na palavra rosa.




Estou fazendo um estudo da língua portuguesa e identifiquei que há uma divergência entre o dícionário on-line e a minigramática de Jésus Barbosa de Souza e Samira Youssef Campelli. Segundo o livro, o verbo prazer é conjugado somente nas terceiras pessoas do singular e do plural. Como vou prestar o exame da fuvest, gostaria que me respondessem.
Efectivamente o verbo prazer (tal como aprazer ou desprazer, mas diferentemente de comprazer, cf. Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso CUNHA e Lindley CINTRA, 14ª ed., Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, pp. 430-431) é geralmente considerado unipessoal na tradição gramatical, só se conjugando na terceira pessoa do singular e do plural, pelo que a informação da minigramática que consultou é correcta. No entanto, é de referir que nem sempre há consenso entre os gramáticos quanto à defectividade de um dado verbo.

De facto, obras como o Dicionário de Verbos Portugueses (Porto: Porto Editora, s.d.), por exemplo, apresentam a conjugação completa deste verbo no paradigma de aprazer. Por seu lado, o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses (Lisboa: Texto Editores, 2007) apresenta no paradigma de aprazer a conjugação completa, com as formas unipessoais destacadas, observando que estes verbos podem ser conjugados hipoteticamente em todas as pessoas. Já o Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa (versão 1.0, Instituto Antônio Houaiss, Dezembro de 2001) menciona na conjugação de aprazer e de desprazer a observação "Este verbo, normalmente só usado nas terceiras pessoas, apresenta, quando pronominal, conjugação completa." e, na conjugação do verbo prazer, a observação "Embora alguns gramáticos admitam, para este verbo, conjugação completa, no uso corrente, constata-se apenas a conjugação defectiva".

A este respeito convém talvez transcrever o que diz Rebelo Gonçalves no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (1966: xxx): "Indicando a conjugação de verbos defectivos, incluímos nela, donde a onde, formas que teoricamente podem suprir as que a esses verbos normalmente faltam. Critério defensável, parece-nos, porque não custa admitir, em certos casos, que esta ou aquela forma, hipotética hoje, venha a ser real amanhã; e, desde que bem estruturada, serve de antecipado remédio a possíveis inexactidões."

pub

Palavra do dia

isc·no·fo·ni·a isc·no·fo·ni·a
(grego iskhnofonía, -as, hesitação do discurso)
substantivo feminino

Fraqueza da voz.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/t%C3%A9rbio [consultado em 24-01-2020]