Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

subcontratado

subcontratadosubcontratado | adj. n. m.
masc. sing. part. pass. de subcontratarsubcontratar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

sub·con·tra·ta·do sub·con·tra·ta·do


(particípio de subcontratar)
adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

Que ou quem é contratado por terceiros para executar um serviço já contratado com outrem (ex.: trabalhadora subcontratada; não há vínculo empregatício entre a subcontratante e o subcontratado).


sub·con·tra·tar sub·con·tra·tar

- ConjugarConjugar

(sub- + contratar)
verbo transitivo

Contratar terceiros para executar um serviço já contratado com outrem.

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...o que não fosse “core” era para ser corrido para fora das organizações e subcontratado ..

Em A Infelicidade ao Alcance de Todos

O problema tinha sido gerado por um subcontratado ..

Em Balanced Scorecard

subcontratado pela Zambia Airways Corporation para operar um serviço semanal regular de carga completa entre...

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

destes e fazer outros 10 passes com inteligência acima da média e mesmo assim poucos iriam na conversa. Foi pena, Julian. Cheguei a sonhar. O golo marcado hoje e mais uma outra ação no jogo vão obrigar o editor de vídeo sub-contratado pelo Pini Zahavi a atualizar o vídeo “Melhores momentos” que já estava

Em O INDEFECTÍVEL

...o escritório apurou que o escritório foi contratado por Orlando que em seguida teria subcontratado Wassef para supostamente atender casos de falsificação de documentos..

Em www.sganoticias.com.br
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual o feminino de luarento?
O adjectivo luarento é regular, pelo que o feminino se forma retirando o morfema -o do masculino e acrescentando o morfema -a do feminino (ex.: noite luarenta).



Qual destas frases está correcta: «Ele assegurou-me que viria» ou «Ele assegurou-me de que viria»? Li que o verbo "assegurar" é regido pela preposição "de" quando é conjugado pronominalmente; no entanto, só me soa bem dessa forma quando ele é conjugado reflexivamente, como em "Eles asseguraram-se de que não eram seguidos". Afinal, como é que é? Obrigada.
Os dicionários que registam as regências verbais, como o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa ou o Dicionário sintáctico de verbos portugueses, estipulam que o verbo assegurar é regido pela preposição de apenas quando usado como pronominal (ex.: quando saiu de casa assegurou-se de que as janelas estavam fechadas). Para além do uso pronominal, o verbo assegurar pode ainda ser transitivo directo ou bitransitivo, isto é, seleccionar complementos não regidos por preposição (ex.: os testes assegurariam que o programa iria funcionar sem problemas; o filho assegurou-lhe que iria estudar muito).

Este uso preposicionado do verbo assegurar na acepção pronominal nem sempre é respeitado, havendo uma tendência generalizada para a omissão da preposição (ex.: quando saiu de casa assegurou-se que as janelas estavam fechadas). O fenómeno de elisão da preposição de como iniciadora de complementos com frases finitas não se cinge ao verbo assegurar, acontecendo também com outros verbos, como por exemplo aperceber (ex.: não se apercebeu [de] que estava a chover antes de sair de casa) ou esquecer (ex.: esquecera-se [de] que havia greve dos transportes públicos).

pub

Palavra do dia

ge·lo·to·lo·gi·a ge·lo·to·lo·gi·a


(grego gélôs, -ôtos, riso + -logia)
nome feminino

Estudo fisiológico do riso.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/subcontratado [consultado em 18-01-2022]