PT
BR
Pesquisar
Definições



sibilante-da-nova-caledónia

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sibilante-da-nova-caledóniasibilante-da-nova-caledônia
( si·bi·lan·te·-da·-no·va·-ca·le·dó·ni·a

si·bi·lan·te·-da·-no·va·-ca·le·dô·ni·a

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Pachycephala caledonica) da família dos paquicefalídeos. = ASSOBIADEIRA-DA-NOVA-CALEDÓNIA

etimologiaOrigem etimológica: sibilante + da + Nova Caledónia, topónimo [território francês do Pacífico].
grafiaGrafia no Brasil:sibilante-da-nova-caledônia.
grafiaGrafia no Brasil:sibilante-da-nova-caledônia.
grafiaGrafia em Portugal:sibilante-da-nova-caledónia.
grafiaGrafia em Portugal:sibilante-da-nova-caledónia.
sibilante-da-nova-caledóniasibilante-da-nova-caledónia

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



No Brasil, os meses são escritos em minúscula. Gostaria de saber se isso vale também para Portugal a partir do acordo ortográfico.
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deixa de haver obrigatoriedade também em Portugal de maiusculizar os nomes dos meses e das estações do ano (ex.: o teu aniversário é em janeiro; prefiro o inverno ao verão), como já acontecia na norma brasileira.

Também não é obrigatório o uso de maiúsculas nos dias da semana, o que contecia já segundo o disposto na base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945 (ex.: a festa é no sábado).




Quando num texto aparece um discurso directo, iniciado por travessão, de uma pessoa para outra, se a seguir essa mesma pessoa inicia outro discurso directo com uma terceira pessoa, sem nenhum discurso intermédio de ninguém, esse segundo discurso pode ser incluído no primeiro (aproveitando o travessão anterior) ou deve ser iniciada uma nova frase com outro travessão? Exemplo: - João, anda cá. Joana, vai para ali. ou - João, anda cá. - Joana, vai para ali.
O travessão é um sinal de pontuação para introduzir o discurso directo ou para mudar de interlocutor (sobre o uso do travessão, por favor consulte também a resposta travessão/ponto de interrogação combinado com ponto de exclamação).

Nas frases expostas na sua questão, o discurso directo já foi introduzido pelo primeiro travessão e não há mudança de interlocutor (apesar de o interlocutor se dirigir a dois interlocutores diferentes), pelo que não há motivo para a inserção de novo travessão. A pontuação deverá então ser: - João, anda cá. Joana, vai para ali.

Se houver inserção de um outro travessão, será sinal de que houve mudança de fala: [falante 1] - João, anda cá. [falante 2] - Joana, vai para ali.