Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

sensibilização

sensibilizaçãosensibilização | n. f.
derivação fem. sing. de sensibilizarsensibilizar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

sen·si·bi·li·za·ção sen·si·bi·li·za·ção


nome feminino

1. [Fotografia]   [Fotografia]  Acção de tornar impressionável.

2. [Patologia]   [Patologia]  Estado num organismo que, depois de ter estado em contacto com certas substâncias (principalmente proteínas), adquire delas propriedade de reacção, úteis ou não, que são produzidas mesmo em pequenas quantidades. (Ver alergia e anafilaxia.)


sen·si·bi·li·zar sen·si·bi·li·zar

- ConjugarConjugar

(latim sensibilis, -e, sensível + -izar)
verbo transitivo e pronominal

1. Tornar ou ficar sensível.

2. Abrandar ou abrandar-se o coração de alguém. = COMOVER, ENTERNECER

3. Tornar ou ficar sensível a uma emoção violenta; causar ou sentir comoção.

verbo transitivo

4. Tornar sensível a uma acção física, química, etc.

5. [Fotografia]   [Fotografia]  Tornar impressionável.

6. [Patologia]   [Patologia]  Provocar a sensibilização.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "sensibilização" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...de locais isolados, reutilização de materiais para a construção dos obstáculos e ações de sensibilização

Em Not

...conveniência, dita confiança, política, e não pela sua competência, resulta numa grande falta de sensibilização para esta temática, mesmo após o período da pandemia e o recurso em massa...

Em Ver

...Queremos proteger o mar, atuando em terra, através de ações de limpeza e de sensibilização ..

Em Not

A proposta institui a “Semana Estadual de Sensibilização e Defesa dos Direitos dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais”..

Em Caderno B

...o Projeto de Lei 67/2021, de Antonio Vaz (Republicanos), cria a Semana Estadual de Sensibilização e Defesa dos Direitos dos

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual é o substantivo colectivo que designa um conjunto de golfinhos?
Não parece existir nenhum colectivo que designe especificamente um conjunto de golfinhos. Como se referiu na resposta raposada, os colectivos específicos (ex.: cáfila) não são particularmente abundantes. A alternativa consiste no uso de colectivos genéricos como grupo: Durante o passeio, um grupo de golfinhos ladeou a embarcação.



Em português, há algum fenómeno especial com os advérbios em -mente quando vão seguidos numa frase (ou com uma conjunção no meio)? Tanto em espanhol como em catalão há um comportamento curioso, em que algum dos advérbios perde o -mente: Simple y llanamente (em espanhol, se há dois ou mais, só o último fica "completo"); Exclusivament i principal (em catalão, não é obrigatório mas, se acontece, só o último fica sem o -mente). Li que o francês e o italiano mantêm sempre o -mente. E em português?
Na coordenação de advérbios terminados em -mente, é muito usual o apagamento do sufixo -mente no primeiro advérbio (ex.: esta situação é pura e simplesmente absurda; ele é directa e indirectamente responsável por esta situação; alguns professores contribuem discreta, mas poderosamente para a formação da matriz cultural dos alunos), ou em todos menos no último, no caso de coordenações com mais do que dois (ex.: respondera leviana, mal-educada e grosseiramente). Note-se que nos casos de advérbios resultantes de adjectivos graficamente acentuados, a forma com -mente não tem acento gráfico (ex.: ele é fisicamente atraente) mas na coordenação de advérbios o advérbio reduzido retoma a forma acentuada do adjectivo (ex.: o atleta está física e mentalmente confiante).
Este procedimento, apesar de ser muito habitual e recomendado por muitas gramáticas, não é obrigatório e não invalida a coordenação de advérbios sem qualquer elisão dos sufixos (ex.: normalmente, as listas eleitorais são inteiramente ou maioritariamente compostas por cidadãos nacionais).

O fenómeno de apagamento em estruturas de coordenação não é exclusivo da coordenação de advérbios em -mente, mas acontece também em palavras com alguns prefixos ou elementos de composição prefixais (ex.: deixou de pré ou pós-datar os cheques; os alunos farão auto e heteroavaliação), embora com aceitação menos consensual. Sobre este assunto, poderá consultar o artigo "Quando meia palavra basta: Apagamento de palavras fonológicas em estruturas coordenadas", de Marina VIGÁRIO, in Ivo Castro e Inês Duarte (org.) Razões e Emoção. Miscelânea de estudos em homenagem a Maria Helena Mira Mateus. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, pp. 415-435 (versão disponível em http://labfon.letras.ulisboa.pt/SonseMelodias/Vigario2003.pdf).

pub

Palavra do dia

e·lei·ço·ei·ro e·lei·ço·ei·ro


(eleição + -eiro)
adjectivo
adjetivo

1. Relativo a eleições políticas (ex.: processo eleiçoeiro). = ELEITORAL

2. [Depreciativo]   [Depreciativo]  Que tem por finalidade a obtenção fácil de votos do eleitorado (ex.: compromisso eleiçoeiro; promessas eleiçoeiras). = ELEITOREIRO

nome masculino

3. O que se ocupa de eleições com aprazimento.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/sensibiliza%C3%A7%C3%A3o [consultado em 02-10-2022]