Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

secunde

1ª pess. sing. pres. conj. de secundarsecundar
3ª pess. sing. imp. de secundarsecundar
3ª pess. sing. pres. conj. de secundarsecundar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

se·cun·dar se·cun·dar

- ConjugarConjugar

(latim secundo, -are, favorecer, tornar feliz)
verbo transitivo

1. Auxiliar ou reforçar.

2. Estar de acordo com. = APOIAR, CONCORDARDESAPOIAR, DISCORDAR

verbo transitivo e intransitivo

3. Fazer ou dizer novamente. = REPETIR


SinónimoSinônimo Geral: SEGUNDAR

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "secunde" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

[De LAB Sindikatua] El movimiento de pensionistas lleva casi dos años de movilizaciones semanales, y desde el inicio, el sindicato LAB ha apoyado tanto su dinámica, como sus reivindicaciones. En este mismo sentido, apoyamos tanto la movilización del próximo sábado 16 de noviembre , como las que se realizarán en diciembre…

Em Gora Euskal Herria askatuta!

...Durante a etapa federal da I República rexístranse chamamentos en Galicia para que esta secunde o movemento cantonal iniciado en Cartagena, aínda que tiveron

Em Aula Galicia

Turner (meios-sopranos), Eva Johansson, Anne Evans, Nadine Secunde (sopranos), Siegfried Jerusalem, Poul Elming (tenores) Bayreuth Festival Chorus Bayreuth Festival Orchestra Daniel Barenboim...

Em desNorte

...a dita deste povo que alguém que o acompanhou no seu péssimo desempenho o secunde ..

Em É curioso

Recordo que Nadine Secunde era Leonore e que a encenação de Paulo Ferreira de Castro era belíssima..

Em valkirio
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Se se pode dizer que o verbo ser indica uma qualidade ou um estado permanente (ex. Ele é muito doente, O mar é salgado), enquanto o verbo estar indica uma qualidade ou um estado temporário ou pontual (ex. Ele está muito doente, O mar está calmo); qual é o uso de ser e estar em situações geográficas? Devo usar o verbo ser para dizer A escola é atrás da farmácia ou A escola está atrás da farmácia?
Na expressão de localizações geográficas deverão ser usados os verbos ser (ex.: a escola é atrás da farmácia) ou ficar (ex.: a escola fica atrás da farmácia), atendendo à estabilidade ou imobilidade dessa localização. Quando se trata de seres ou coisas móveis, a localização poderá ser feita com o verbo estar (ex.: a carrinha está em frente à porta).

Assim, reiterando o que foi dito nas respostas ser e estar e ser ou estar, o verbo ser implica qualidade ou situação que não depende de determinada(s) circunstância(s), ao contrário de estar, que implica uma eventualidade conhecida do falante.




A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).

pub

Palavra do dia

clo·ro·se |ró|clo·ro·se |ró|


(francês chlorose)
nome feminino

1. [Botânica]   [Botânica]  Amarelecimento ou branqueamento patológico das folhas ou de outros tecidos normalmente verdes de uma planta, geralmente por deficiência de nutrição (ex.: clorose matizada).

2. [Medicina]   [Medicina]  Anemia que atinge geralmente mulheres jovens, caracterizada por uma palidez amarelada ou esverdeada e excessiva fraqueza, associada a perturbações menstruais. = CLOREMIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/secunde [consultado em 29-11-2022]