PT
BR
Pesquisar
Definições



sacramento

A forma sacramentopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de sacramentarsacramentar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sacramentosacramento
( sa·cra·men·to

sa·cra·men·to

)


nome masculino

1. [Antigo] [Antigo] Juramento.

2. [Religião] [Religião] Acto religioso destinado a purificar e santificar as almas.

3. [Religião católica] [Religião católica] Cada um dos sete ritos ou actos (baptismo, penitência ou confissão, comunhão ou eucaristia, confirmação ou crisma, ordem, matrimónio e extrema-unção) que a Igreja católica instituiu para dar, confirmar ou aumentar a graça dos fiéis.

4. [Por extensão] [Por extensão] [Religião católica] [Religião católica] Cerimónia da missa para consagrar a hóstia e o vinho. = CONSAGRAÇÃO

5. [Religião católica] [Religião católica] Hóstia consagrada. = EUCARISTIA

6. [Religião católica] [Religião católica] Custódia onde está encerrada a hóstia.


sacramento dos enfermos

[Religião] [Religião]  Sacramento que se administra aos moribundos. = EXTREMA-UNÇÃO, SANTA UNÇÃO, UNÇÃO DOS ENFERMOS

santíssimo sacramento

[Religião católica] [Religião católica]  Eucaristia.

[Religião católica] [Religião católica]  Hóstia consagrada.

últimos sacramentos

[Religião] [Religião]  Confissão e comunhão que os católicos recebem quando estão moribundos.

etimologiaOrigem etimológica: latim sacramentum, -i.
sacramentarsacramentar
( sa·cra·men·tar

sa·cra·men·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Administrar os últimos sacramentos a.

2. Consagrar.

3. Tornar sagrado.

4. Imprimir o carácter sagrado a.


verbo pronominal

5. Receber os últimos sacramentos.

6. [Teologia] [Teologia] Transubstanciar-se.

sacramentosacramento

Auxiliares de tradução

Traduzir "sacramento" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Ouve-se em certos telejornais expressões como a cujo ou em cujo; contudo gostaria de saber se gramaticalmente a palavra cujo pode ser antecedida de preposição.
O uso do pronome relativo cujo, equivalente à expressão do qual, pode ser antecedido de preposição em contextos que o justifiquem, nomeadamente quando a regência de alguma palavra ou locução a tal obrigue. Nas frases abaixo podemos verificar que o pronome está correctamente empregue antecedido de várias preposições (e não apenas a ou em) seleccionadas por determinadas palavras (nos exemplos de 1 e 2) ou na construção de adjuntos adverbiais (nos exemplos de 3 e 4):

1) O aluno faltou a alguns exames. O aluno reprovou nas disciplinas a cujo exame faltou. (=O aluno reprovou nas disciplinas ao exame das quais faltou);
2) Não haverá recurso da decisão. Os casos serão julgados pelo tribunal, de cuja decisão não haverá recurso. (=Os casos serão julgados pelo tribunal, dadecisão do qual não haverá recurso);
4) Houve danos em algumas casas. Os moradores em cujas casas houve danos foram indemnizados. (=Os moradores nas casas dos quais houve danos foram indemnizados);
5) Exige-se grande responsabilidade para o exercício desta profissão. Esta é uma profissão para cujo exercício se exige grande responsabilidade. (=Esta é uma profissão para o exercício da qual se exige grande responsabilidade).




Acredito que exista a palavra marrom, relacionada à cor em nosso idioma, portanto gostaria que vocês a incluíssem.
A palavra marrom existe de facto no português do Brasil, com o sentido da cor que referiu, vindo atestada em diversos dicionários brasileiros. Todavia, o dicionário que consultou, o Dicionário da Língua Portuguesa On-line, da responsabilidade da Texto Editores, foi feito de acordo com o português europeu, variedade de português onde marrom não é utilizado, mas sim castanho. É por esse motivo que não encontra marrom nas suas pesquisas.