Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

sínese

sínesesínese | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

sí·ne·se sí·ne·se


(grego súnesis, -eos ou ksúnesis, -eos, união, sagacidade)
nome feminino

[Gramática]   [Gramática]  Construção sintáctica em que se atende mais ao sentido que ao rigor da forma.

Confrontar: cinese.
pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

MAIS UMA PARA SINES...E JÁ NINGUÉM FALA DO LÍTIO... A Comissão Europeia (CE) apresentou esta quarta-feira uma estratégia dupla para gerar hidrogénio 100% renovável a ser implementada em grande escala na economia da União Europeia (UE) em 2050 e melhorar a integração de todo o sistema energético

Em VISEU, terra de Viriato.

Concelho de Sinese sua integração..

Em acvsines.blogs.sapo.cv

fim do dia, se comer sopa no «SOPÌSSIMA» o festival de sopas organizado pela Juventude Operária Católica de Leiria! Está prometido um documento sintese e com propostas futuras.Já temos gente a organizar um novo Encontro alargado para os lados do SUL atlantico (polo de Sines)É preciso animar a Malta!

Em O que a Base pensa
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


No seguinte exemplo, o pronome do complemento directo deve vir antes ou depois do verbo?
- Já fizeste o trabalho?
- Sim, acabei de o fazer. / Sim, acabei de fazê-lo.
- Não, ainda tenho de o fazer. / Não, ainda tenho de fazê-lo.
Nas frases indicadas, as locuções verbais acabar de fazer e ter de fazer correspondem a construções em que os verbos acabar e fazer, seguidos da preposição de, são verbos auxiliares. Em geral, em locuções verbais com verbos auxiliares ou semiauxiliares (excepto com os que formam tempos verbais compostos: ex.: tem lido, foi lido), o clítico é colocado depois do verbo principal (ex.: O livro é interessante e posso lê-lo em dois dias; Ele veio visitar-me esta semana), podendo haver, menos consensualmente, colocação do clítico depois do verbo auxiliar ou semiauxiliar (ex.: O livro é interessante e posso-o ler em dois dias; Ele veio-me visitar esta semana). No entanto, quando a construção do verbo auxiliar ou semiauxiliar inclui uma preposição, especialmente de ou por, o pronome clítico pode ocorrer antes ou depois do verbo auxiliar (ex. Sim, acabei de o fazer. / Sim, acabei de fazê-lo), mas não depois do verbo auxiliar (ex. *Sim, acabei-o de fazer; o asterisco indica agramaticalidade).
Esta reflexão aplica-se também à outra frase apresentada (Não, ainda tenho de o fazer. / Não, ainda tenho de fazê-lo), mas nesse caso será ainda possível a opção Não, ainda o tenho de fazer, pois o advérbio ainda tem a propriedade de atracção do clítico (ver os casos referidos nas alíneas a) a j) da resposta posição dos clíticos).




Eu gostaria de saber qual é o masculino da expressão primeira-dama, uma vez que hoje temos várias mulheres ocupando cargos de poderes antes de exclusividade designados ao sexo masculino. Como poderíamos chamar o marido de uma prefeita?
Até à data não há nenhuma forma dicionarizada que designe o marido de uma governante. Talvez porque só recentemente se verifica um maior número de pessoas do sexo feminino a ocupar lugares governativos de topo (a este respeito, consulte, por favor a resposta juiz/juíza). É possível que futuramente surja alguma denominação própria para o marido de uma presidente, por exemplo, mas de momento só é possível avançar formas especulativas (ex.:primeiro-cavalheiro?), algumas delas jocosas (ex.: primeiro-damo??), mas nenhuma delas consagrada pelo uso nem registada em dicionários ou vocabulários de língua portuguesa. Regra geral, identifica-se o indivíduo em questão apenas como marido da presidente, da prefeita, da governadora, etc.
pub

Palavra do dia

pi·ca·ú pi·ca·ú


(origem duvidosa)
nome masculino

[Brasil]   [Brasil]   [Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a várias aves da família dos columbídeos. = POMBA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/s%C3%ADnese [consultado em 30-11-2022]