PT
BR
Pesquisar
Definições



romantizado

A forma romantizadopode ser [masculino singular particípio passado de romantizarromantizar] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
romantizadoromantizado
( ro·man·ti·za·do

ro·man·ti·za·do

)


adjectivoadjetivo

Que se romantizou.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de romantizar.
romantizarromantizar
( ro·man·ti·zar

ro·man·ti·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tornar romântico.

2. Contar em forma de romance.

3. Fantasiar.


verbo intransitivo e pronominal

4. Dar-se ares de romântico.

5. Idear romances.

Auxiliares de tradução

Traduzir "romantizado" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Pretendo esclarecer a seguinte dúvida: deve escrever-se ir DE ENCONTRO às necessidades dos clientes ou ir AO ENCONTRO das necessidades dos clientes.
Apesar de serem frequentemente confundidas, as locuções prepositivas ao encontro de e de encontro a têm significados diferentes e chegam a ser antónimas. Assim, a locução ao encontro de pode significar “na direcção de”, “à procura de” ou “em consonância com” (ex.: queria ir ao encontro das necessidades dos clientes). Pelo contrário, a locução de encontro a pode significar “em sentido oposto”, podendo ser sinónimo da preposição contra (ex.: não podia ir de encontro às necessidades dos clientes).
Estas duas locuções podem formar locuções verbais em conjugação com vários verbos (ex. correr/ir/vir ao encontro de; ir/surgir/vir de encontro a), com significados semelhantes, como se pode ver nos exemplos acima.




Minha dúvida é: Por que passei a vida estudando que o correto é falar para eu fazer, para eu comer, e etc., se a frase É fácil para mim estudar não está errada? Podem explicar essa última frase.
De facto, nos contextos exemplificados com duas orações na resposta para eu/para mim (ex.: isto é para eu fazer), deverá ser usado o pronome sujeito, pois na oração para eu fazer, o pronome desempenha essa função de sujeito. No caso do exemplo É fácil para mim estudar, o contexto é semelhante àquele referido na resposta pronomes pessoais rectos e oblíquos, em que o pronome não desempenha a função de sujeito, pois esta frase pode ser decomposta em Estudar [sujeito] é fácil [predicado] para mim [adjunto adverbial de interesse].