PT
BR
    Definições



    rolinho

    A forma rolinhoé [derivação masculino singular de rolorolo].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    rolo1rolo1
    |rô| |rô|
    ( ro·lo

    ro·lo

    )
    Imagem

    Peça comprida e cilíndrica, mais ou menos maciça e de diâmetro variável.


    nome masculino

    1. Peça comprida e cilíndrica, mais ou menos maciça e de diâmetro variável.Imagem = CANUDO, CILINDRO, TUBO

    2. Embalagem, embrulho, volume com esta forma.

    3. Quantidade, variável, de qualquer material enrolado num cilindro (ex.: rolo de papel de cozinha, rolo de filme, rolo de tecido).

    4. [Culinária] [Culinária] Prato composto por uma base de carne, de peixe, etc., enrolada e geralmente recheada (ex.: rolo de carne picada recheado; rolo de soja com legumes).

    5. Cilindro de material plástico, leve e oco, usado para enrolar uma madeixa de cabelo (ex.: apareceu na varanda ainda com os rolos na cabeça).

    6. Cilindro, de pedra, ferro ou outro material, que serve para pavimentar estradas.

    7. Pavio de cera.

    8. Onda muito grande. = VAGALHÃO

    9. Crivo de funil.

    10. [Figurado] [Figurado] Grande número de pessoas. = MAGOTE, MULTIDÃO

    11. Cabelo enrolado, riço.

    12. Cilindro munido de um cabo, que se usa para pintar superfícies planas.Imagem

    13. Parte da rês desde o joelho até à primeira noz.

    14. [Tipografia] [Tipografia] Cilindro com que se dá tinta à forma.

    15. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Acto de brigar corpo a corpo. = ALTERCAÇÃO, BADERNA

    16. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Situação agitada ou de grande confusão. = ALVOROÇO, BADERNA, BAGUNÇA, BARAFUNDA


    rolo da massa

    [Portugal] [Portugal] [Culinária] [Culinária]  Utensílio cilíndrico e comprido, geralmente de madeira e com uma pega em cada extremidade, usado para estender massa (ex.: polvilhe a bancada e o rolo da massa com farinha).

    etimologiaOrigem: latim rotulus, -i, pequena roda.
    vistoPlural: rolos |rô|.
    iconPlural: rolos |rô|.

    Secção de palavras relacionadas

    ícone do dicionárioVer também resposta à dúvida: pronúncia de rolos.
    Significado de roloSignificado de rolo
    rolo2rolo2
    |ô| |ô|
    ( ro·lo

    ro·lo

    )


    nome masculino

    [Zoologia] [Zoologia] Macho da rola.

    etimologiaOrigem: masculino de rola.
    vistoPlural: rolos |ô|.
    iconPlural: rolos |ô|.

    Secção de palavras relacionadas

    ícone do dicionárioVer também resposta à dúvida: pronúncia de rolos.
    Significado de roloSignificado de rolo


    Dúvidas linguísticas


    Uso, frequentemente, o vosso dicionário para esclarecer algumas dúvidas de palavras no português europeu. Ultimamente tenho me deparado com algumas escritas enviesadas a propósito do novo acordo ortográfico. É nesse sentido que mais recorro ao vosso dicionário, uma vez que esclarecem as palavras de dupla grafia. Tem sido bastante útil e parabenizo-vos pelo projeto. Porém, reparei que a palavra contacto, no vosso dicionário, surge como grafia única, quando deverá ser de dupla grafia (contacto ou contato).


    Tenho dúvida em diferenciar "Termo da Oração" e "Função Sintática". Numa mesma página dum livro de Gramática, vi três definições de Sujeito: 1) Sujeito É o TERMO DA ORAÇÃO que concorda em número e pessoa com o verbo; 2) Sujeito é, portanto, o NOME de uma FUNÇÃO SINTÁTICA (...); 3) Sob a ótica da Morfossintaxe, Sujeito é NOME de uma função substantiva (...). Entendo que "termo" seja sinônimo de "vocábulo", logo Termo da Oração deveria ser um "pedaço" da oração composto por uma ou mais palavras, vocábulos. E a Função Sintática deveria ser o papel exercido por essa(s) palavra(s) ("termo da oração") na frase. Exemplificando: "A Gramática é confusa." Penso que morfologicamente, "A" é um artigo, "Gramática", um substantivo e o termo desta oração "A Gramática" possui um papel na frase, isto é, uma Função Sintática a qual denomino Sujeito (por "A Gramática" concordar em número e pessoa com o verbo). Pareço estar totalmente de acordo com a definição 2 e parcialmente com a definição 1. Logo, a definição 1 estaria errada, pois estaríamos chamando de Sujeito um conjunto de PALAVRAS e não a função (sintática) que essas palavras exercem, o que acho estranho, pois é de se esperar que não haja um erro como esse num livro de língua portuguesa. A definição 3 parece a mim mais compreensível, no entanto não compreendo o que é a Morfossintaxe. Enfim, gostaria do CONCEITO de "Termo da Oração", de "Função Sintática" - uma vez que não encontro em livros - e de "Morfossinxtaxe, e de que me corrigissem em algo que tenha errado.