Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

resmungaria

1ª pess. sing. cond. de resmungarresmungar
3ª pess. sing. cond. de resmungarresmungar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

res·mun·gar res·mun·gar

- ConjugarConjugar

(latim *remussicare, alteração de remussitare, de mussito, -are, guardar silêncio, dizer baixo, murmurar, suportar em silêncio)
verbo transitivo

1. Dizer algo entre dentes e com rabugice (ex.: resmungou umas frases, mas não entendi nada).

verbo intransitivo

2. Dar sinais de descontentamento, dizendo coisas desagradáveis em voz baixa (ex.: depois da discussão, ficou a resmungar).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "resmungaria" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Dúvidas linguísticas


Como se escreve esta palavra: ortorrectificada, orto-rectificada ou ortorectificada?
O elemento de formação orto- não deverá ser separado por hífen dos elementos aos quais se apõe, pelo que deverá escrever ortorrectificada e não *orto-rectificada (o asterisco indica a formação inadequada do vocábulo).

Acerca da formação de palavras com elementos de composição, poderá consultar outra dúvida já respondida sobre o mesmo assunto em hífen e elementos de formação.




Gostaria de saber se a palavra "pixel" existe em português e qual é o seu plural. Em muitas ocasiões aparece "pixeis" mas sendo uma palavra de origem inglesa o seu plural não deveria ser "pixels"?
A palavra pixel é um estrangeirismo proveniente do inglês que já faz parte do léxico do português, encontrando-se registada em dicionários de língua portuguesa, e cujo plural deve respeitar a flexão da sua língua de origem (pixels).

Como acontece com muitos estrangeirismos, a par da forma da língua inglesa surge igualmente uma forma aportuguesada, píxel, com uma adaptação ortográfica para adequar a acentuação gráfica (uma palavra portuguesa acabada em -l, se não tiver acento gráfico, será acentuada na última sílaba – ex.: papel, pincel – e não na penúltima, como em xel). Se se optar pelo aportuguesamento píxel, a flexão plural regular deverá ser píxeis (à semelhança de outras palavras com o mesmo contexto ortográfico, como nível ou amável). A forma *pixeis (sem acento gráfico) não corresponde ao plural de nenhuma das formas referidas (nem do estrangeirismo original, nem da forma aportuguesada), pelo que não deverá ser usada.

Como forma alternativa a pixel ou píxel, poderá ser usada ainda a palavra ponto, que vem sendo usada com o significado de pixel ou píxel, isto é, "unidade mínima de uma imagem digital".

pub

Palavra do dia

en·qui·rí·di·o en·qui·rí·di·o


(grego egkheirídion, punhal, punho, manípulo, manual, guia, ferramenta)
nome masculino

1. Livro ou manual, geralmente de autor antigo, que resume noções básicas de um assunto, de uma arte ou de uma área de conhecimento. = EPÍTOME

2. [Por extensão]   [Por extensão]  Obra de pequeno formato para fácil transporte, usada para consultar amiúde e que contém os principais elementos de uma ciência, de uma arte, etc. = EMENTÁRIO, PRONTUÁRIO, VADE-MÉCUM

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/resmungaria [consultado em 05-02-2023]