PT
BR
Pesquisar
Definições



remendão

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
remendãoremendão
( re·men·dão

re·men·dão

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Que ou aquele que deita remendos. = REMENDEIRO

2. Que ou quem faz consertos em calçado (ex.: sapateiro remendão; ia a um remendão de vão de escada pôr umas solas).

3. Que ou quem se veste mal ou com roupas esfarrapadas ou remendadas. = MALTRAPILHO

4. Que ou quem é inábil no seu ofício (ex.: artista remendão; são uns remendões e não gosto do trabalho deles). = TRAPALHÃO

etimologiaOrigem etimológica:remendo + -ão.

Auxiliares de tradução

Traduzir "remendão" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.



Gostaria de saber qual a associação correcta de artigos à palavra "afia" e a justificação para tal. Será "o afia" ou "a afia"?
A palavra afia, redução do nome masculino afia-lápis e sinónimo de apara-lápis, apenas se encontra registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, estando classificada como substantivo masculino (ex: o afia tem as lâminas gastas). No entanto, pesquisas em corpora e motores de pesquisa da Internet permitem verificar que esta palavra é considerada por alguns falantes como substantivo feminino (ex.: queria comprar uma afia de plástico), o que pode ser explicado por uma regularização feita por analogia com as restantes palavras graves terminadas em -ia (ex.: academia, energia, geografia, monarquia, olaria), que são geralmente femininas.