PT
BR
Pesquisar
Definições



relicto

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
relictorelicto
( re·lic·to

re·lic·to

)


adjectivo de dois géneros e nome masculinoadjetivo de dois géneros e nome masculino

1. [Biologia] [Biologia] Diz-se de ou espécie animal ou vegetal remanescente de um grupo extinto ou de uma espécie que tinha anteriormente ampla distribuição (ex.: espécies relictas; indivíduo relicto; relictos da floresta primária).

2. [Geologia] [Geologia] Diz-se de ou rocha ou estrutura geológica que é um remanescente após destruição ou modificação física e química de uma rocha ou estrutura preexistente (ex.: depósitos relictos; relictos de feldspato).

3. Que ou o que sobra de algo que desapareceu ou está em vias de desaparecer (ex.: bens relictos; relictos culturais; ele é um relicto do passado). = REMANESCENTE

etimologiaOrigem etimológica:latim relictus, -a, -um, particípio passado de relinquo, -ere, deixar para trás, deixar, transmitir, conservar, restar.


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber o porque se usa tanto apartir de ou concerteza sendo que o correto é a partir de e com certeza ?
Este fenómeno acontece frequentemente com locuções muito usuais em que os utilizadores da língua têm dificuldades em identificar as fronteiras das palavras, o que tem como consequência erros ortográficos como apartir de (em vez de a partir de), concerteza (em vez de com certeza) ou derrepente (em vez de de repente).



Num trabalho escolar estou encarregado de conseguir o máximo de palavras com 15 e 19 letras, incluindo gírias. Se pudessem me ajudar eu estaria muito grato. Tentei procurar no seu site mas não consegui.
Não sendo nossa intenção substituir-nos ao esforço e empenhamento que deve implicar um trabalho de casa, segue uma breve amostra de algumas palavras com o número de letras que menciona.

A língua tem muitas mais; para encontrar outras, basta usar alguns mecanismos de derivação (por exemplo, usar adjectivos de 10 ou 14 letras seguidos do sufixo -mente para formar advérbios de modo de 15 ou 19 letras). Com um pouco de esforço e criatividade é possível aumentar a lista.

Palavras com 15 letras: cinematográfico, desaconselhável, espiritualidade, fundamentalismo, microcomputador, narcotraficante, obrigatoriedade, particularidade, telecomunicação, vulnerabilidade.

Palavras com 19 letras: antiparlamentarista, bacteriologicamente, constitucionalidade, descongestionamento, estenodatilográfico, fantasmagoricamente, galvanocauterização, impressionantemente, laringofaringíticos, misericordiosamente.