Significado de refregava-se-lha

    A forma refregava-se-lhapode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de refregarrefregar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de refregarrefregar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    refregarrefregar
    ( re·fre·gar

    re·fre·gar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    Lutar; brigar; combater; travar peleja.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    referta | n. f.

    Contenda; altercação....


    refregar | v. intr.

    Lutar; brigar; combater; travar peleja....


    refrega | n. f.

    Combate; recontro; peleja....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "refregava-se-lha" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Se entre vogais s vale z, o porquê de cozinha e certeza se escreverem com z e não s e o porquê de casa se escrever com s e não com z? Porquê, por exemplo, vaso, casinha, casita, vasito com s entre duas vogais e porquê, por exemplo, leãozinho, leãozito, cãozinho?