Significado de refilmava-se-tas

    A forma refilmava-se-taspode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de refilmarrefilmar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de refilmarrefilmar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    refilmarrefilmar
    ( re·fil·mar

    re·fil·mar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Filmar novamente; voltar a filmar (ex.: refilmaram a série de televisão).

    etimologiaOrigem:re- + filmar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    refilmagem | n. f.

    Nova filmagem; ato ou efeito de refilmar (ex.: refilmagem de uma cena da novela)....


    refilmar | v. tr.

    Filmar novamente; voltar a filmar (ex.: refilmaram a série de televisão)....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "refilmava-se-tas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Consultei o dicionário e a área de dúvidas, mas não encontrei a resposta ao que pretendo esclarecer. A minha questão é em relação à expressão tá-se ou tásse. Suponho que esta expressão venha do verbo estar, mas desconheço o tempo verbal ou regra utilizada para chegar à expressão final. Se a forma correcta for tásse, então porque é que se diz dá-se ou vá-se?