PT
BR
Pesquisar
Definições



referiu

A forma referiué [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de referirreferir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
referirreferir
( re·fe·rir

re·fe·rir

)
Conjugação:irregular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Narrar, contar.

2. Imputar; fazer derivar de, atribuir.

3. Destinar, aplicar (a um fim determinado).

4. Comparar, tomar para termo de comparação.


verbo pronominal

5. Aludir, fazer alusão a.

6. Dizer respeito a, ter relação com.

7. Citar, alegar (para confirmar o que se diz).

Auxiliares de tradução

Traduzir "referiu" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



"O Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa." Sendo que o correcto seria "O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica”, a primeira hipótese poderá também estar correcta?
As regras que regem o emprego ou a omissão de artigos com nomes próprios nem sempre são óbvias, deixando espaço para incertezas, como se depreende da consulta de qualquer compêndio gramatical sobre este assunto (veja-se, por exemplo, a Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998: pp. 214-242).

A frase que refere poderia estar correcta como eventual título de jornal (onde a omissão de artigos e verbos é frequente: Sporting, FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa), sobretudo se o clube desportivo mencionado no início da frase também não fosse precedido de artigo: Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa. Tal como é apresentada, com Sporting precedido de artigo, ao contrário de Porto e Benfica, a frase causa alguma estranheza, sendo preferível indicar todos os artigos: O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica na liderança da Superliga portuguesa.




Devo escrever ele será analisado no terceiro dia ou ele será analisado ao terceiro dia?
Qualquer das duas frases é possível, visto que quer a preposição em (presente na contracção no) quer a preposição a (presente na contracção ao) se utilizam na expressão de valores temporais (ex.: viaja sempre em Agosto; estava a dois dias do casamento).