Significado de recursar-vo-los

    A forma recursar-vo-lospode ser [infinitivo de recursarrecursar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de recursarrecursar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de recursarrecursar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de recursarrecursar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de recursarrecursar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    recursarrecursar
    ( re·cur·sar

    re·cur·sar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Examinar de novo, examinar maduramente.

    etimologiaOrigem:re- + cursar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    exofítico | adj.

    Que se desenvolve ou está do lado externo de um órgão (ex.: tumor renal exofítico)....


    improvido | adj.

    Que não teve provimento (ex.: apelação improvida; recurso improvido)....


    Que abre um recurso (ex.: ação recursória)....


    recursivo | adj.

    Que se pode repetir até ao infinito....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "recursar-vo-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de esclarecer algumas dúvidas relacionadas à ortografia dos vocábulos tecno-social e socioideológico. Além disso, gostaria de consultá-los sobre a ortografia de trouxada ("Ia eu, em rapazola, e mais outro, levando uma vaca caracu, trouxada e afrontada...") e iapa ("Às vezes, é o descuidado cavaleiro que já vai todo tranqüilo assobiando, quando a iapa do velho toca uma caixa de marimbondos que ferram o danado do cavalo, que dana a pular e larga o cabra na poeira.").
      Estes exemplos foram tirados de dois contos regionalistas e não encontro registro dessas palavras em nenhum dicionário.


      Apesar de ter lido as várias respostas sobre o assunto, ainda me restam duas dúvidas quanto ao hífen: carbo-hidrato ou carboidrato? Uma vez que contra-ataque tem hífen, o correto é escrever contra-indicação em vez de contraindicação?