Significado de realoques-vo-lo

    A forma realoques-vo-loé [segunda pessoa singular do presente do conjuntivo de realocarrealocar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    realocarrealocar
    ( re·a·lo·car

    re·a·lo·car

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Alocar de novo.

    2. Destinar ou reservar para um fim diferente do que estava previsto anteriormente (ex.: realocar investimentos; realocar recursos). = REAFETAR

    etimologiaOrigem:re- + alocar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    realocação | n. f.

    Ato ou efeito de realocar (ex.: realocação de fundos)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "realoques-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Estive a fazer uma pesquisa e não percebo o porquê dos sufixos -ção e -são. Porque é que é compreensão e não compreenção? Porque é que é atenção e não atensão? Do que procurei cheguei à expressão sufixos nominalizadores, mas não consegui obter resposta.


      A palavra fim de semana, aparece em todo o lado escrita com hífen, inclusive no vosso dicionário. Contudo, quando estudei a língua portuguesa nas cadeiras da faculdade, foi-nos dado como referência um manual que nos serviu como a Bíblia da Língua Portuguesa: a Nova Gramática do Português Contemporâneo. Esta gramática de Celso Cunha e Lindley Cintra afirma na página 107 que a palavra fim de semana é um exemplo de quando os elementos justapostos conservam a sua "autonomia gráfica", tais como Idade Média e pai de família. Assim sendo, gostaria que me informassem se é correcto a utilização das duas formas, ou se a Nova Gramática já está desactualizada.