PT
BR
Pesquisar
Definições



realocar-me

A forma realocar-mepode ser [infinitivo de realocarrealocar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de realocarrealocar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de realocarrealocar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de realocarrealocar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de realocarrealocar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
realocarrealocar
( re·a·lo·car

re·a·lo·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Alocar de novo.

2. Destinar ou reservar para um fim diferente de um fim anterior (ex.: realocar investimentos; realocar recursos). = REAFECTAR

etimologiaOrigem etimológica:re- + alocar.
realocar-merealocar-me

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Agradecia que me esclarecessem em que categoria gramatical podemos classificar a locução à espera e qual a melhor forma de dizer: estou à espera de ti ou estou à tua espera.
A locução à espera tem valor de advérbio (ex.: estou à espera há mais de 20 minutos), pelo que se pode classificá-la como uma locução adverbial.

Em relação à segunda questão, que diz respeito à locução prepositiva à espera de, de acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Lindley Cintra e Celso Cunha (p. 327), existem em português certas locuções prepositivas que permitem a substituição do pronome oblíquo tónico (neste caso, o pronome ti), quando antecedido da preposição de, pelo pronome possessivo correspondente (neste caso, o pronome tua). Assim sendo, ambas as construções devem ser consideradas correctas, à semelhança de casos como em frente de ti / à tua frente, em favor de ti / em teu favor ou à mercê de ti / à tua mercê.




Como se pronuncia xenofobia? É xenofobia ou zenofobia?
O x- de xenofobia pronuncia-se ch, como na palavra chave, pois esta é a pronúncia em português para a letra X em início de palavra (ex.: xadrez, xenofobia, xisto, xô). São raros os casos em que a letra x se pronuncia [z] e estes casos correspondem a um contexto intervocálico em algumas palavras começadas por e- (ex.: exagerar, exemplo, existir, exótico, exuberante) ou nos seus derivados (ex.: coexistir, inexacto, preexistir, reexaminar, sobreexaltar [ou sobre-exaltar, segundo o Acordo Ortográfico de 1990 - ver Base XVI, 1.º, alínea b)]).