PT
BR
Pesquisar
Definições



rabetas

A forma rabetaspode ser [feminino plural de rabetarabeta], [masculino e feminino plural de rabetarabeta] ou [masculino plural de rabetarabeta].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
rabetarabeta
|ê| |ê|
( ra·be·ta

ra·be·ta

)


nome feminino

1. [Ornitologia] [Ornitologia] Pequena Ave passeriforme (Motacilla alba) da família dos motacilídeos, insectívora, de dorso cinzento, topo da cabeça e pescoço pretos, cara e ventre brancos, cauda comprida e baloiçante, com plumagem branca, preta e cinzenta. = ALVÉOLA-BRANCA, LAVADEIRA, LAVANDEIRA, PASTORINHA

2. [Ornitologia] [Ornitologia] Pequena ave (Phaenicurus ochruros) da família dos turdídeos, de plumagem preta com cauda ruiva. = CARVOEIRO, PISCO-FERREIRO, RABIRRUIVO-PRETO, RABO-RUIVO

3. [Ictiologia] [Ictiologia] Corvina jovem.

4. [Regionalismo] [Regionalismo] Rapariga esperta e viva. = SIRIGAITA

5. [Informal] [Informal] [Desporto] [Esporte] Parte de trás de uma prancha de surfe.

6. [Gíria] [Gíria] Charuto de picar; charuto ordinário.


nome masculino

7. [Portugal, Calão, Depreciativo] [Portugal, Tabuísmo, Depreciativo] Homem homossexual.


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

8. Diz-se de uma espécie de formiga muito pequena.

etimologiaOrigem etimológica: rabo + -eta.
rabetasrabetas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Está correcto escrever a expressão rés-vés desta forma?
A forma registada nos dicionários e vocabulários de língua portuguesa, incluindo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, é resvés e não rés-vés, pelo que deverá dar preferência à forma não hifenizada. A origem desta palavra é incerta, mas estará provavelmente relacionada com o adjectivo rés.



Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.