Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
quidamqüidamquidam | s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

qui·dam |qüí| qüi·dam |qüí| qui·dam |qüí|
(latim quidam, quaedam, quoddam, um certo, alguém)
nome masculino

1. Indivíduo sem importância.

2. Pessoa de quem se ignora ou se não diz o nome.


• Grafia no Brasil: qüidam.

• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: quidam.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: qüidam


• Grafia em Portugal: quidam.
pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Como se pronuncia a palavra drogados?
No português, como regra geral (e com muitas excepções), as vogais que não pertencem a uma sílaba tónica são elevadas. Por exemplo, no caso da vogal o nas palavras dobra e dobrar, o som ó [vogal mais baixa] da palavra dobra (com acento tónico em do-) passa a pronunciar-se u [vogal mais alta] em dobrar, pois a sílaba tónica passou a ser a última (dobrar).

Esta regra geral aplica-se a drogado e aí, como a sílaba tónica é -ga-, a sílaba dro- pronuncia-se [dru]gado (e é esta a pronúncia registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia da Ciências/Verbo e, posteriormente, no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora).




Sou estudante universitário e é-me bastante importante saber o motivo pelo qual a expressão "O João, preocupado que ele voltasse a sair mais cedo, saiu" está errada, e quais os fenómenos linguísticos implicados.
O adjectivo preocupado selecciona habitualmente um grupo nominal preposicionado (ex.: está preocupado com a doença da mãe) e não uma frase finita (ex.: *está preocupado que a mãe esteja doente; o asterisco indica agramaticalidade). Num dicionário de regências como o Dicionário de Regimes de Substantivos e Adjetivos, de Francisco FERNANDES (25.ª ed., São Paulo: Globo, 2000), por exemplo, poderá encontrar as estruturas abonadas e consideradas correctas para este adjectivo: preocupado com + grupo nominal (ex.: preocupado com as dívidas), preocupado em + frase infinitiva (ex.: preocupado em pagar as dívidas), preocupado de + grupo nominal (ex.: preocupado das dívidas), preocupado por + grupo nominal (ex.: preocupado pelas dívidas), sendo as duas últimas estruturas algo raras.

Por este motivo, na frase em questão, não é aconselhável o uso do adjectivo preocupado seguido de uma frase finita (que ele voltasse a sair mais cedo). Como alternativa, poderia utilizar uma construção como preocupado com a possibilidade de ele voltar a sair mais cedo (a frase infinitiva está contida no grupo nominal cujo núcleo é possibilidade).

pub

Palavra do dia

tu·ris·mo·lo·gi·a tu·ris·mo·lo·gi·a
(turismo + -logia)
nome feminino

Estudo do turismo ou dos fenómenos turísticos.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/quidam [consultado em 27-09-2020]