PT
BR
Pesquisar
Definições



pulso filiforme

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pulsopulso
( pul·so

pul·so

)
Imagem

Extremidade inferior do antebraço, em que este se articula com a mão.


nome masculino

1. Extremidade inferior do antebraço, em que este se articula com a mão.Imagem = CARPO, MUNHECA

2. [Medicina] [Medicina] Pulsação arterial que pode ser verificada por meio da palpação em diferentes partes do corpo (ex.: pulso carotídeo; pulso radial; pulso ulnar).

3. [Figurado] [Figurado] Força; vigor.

4. [Electricidade] [Eletricidade] [Eletricidade] Grupo de oscilações de altíssima frequência, utilizadas em electrónica, que se sucedem periodicamente no tempo. = IMPULSO


à força de pulso

Não se ajudando senão com as mãos.

a pulso

Com recurso à força física (ex.: foram afastados a pulso do recinto). = À FORÇA

[Figurado] [Figurado] Com determinação, esforço e trabalho (ex.: carreira construída a pulso).

de pulso

De mérito.

pulso filiforme

Pulso muito fraco.

tomar o pulso

Aplicar o dedo sobre uma artéria para examinar as pulsações.

etimologiaOrigem etimológica:latim pulsus, -us, impulso, movimento, abalo, choque.
pulso filiformepulso filiforme

Auxiliares de tradução

Traduzir "pulso filiforme" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Meia voz ou meia-voz? Nas buscas que fiz encontrei meia voz usado comummente em Portugal e meia-voz usado no Brasil.
O registo lexicográfico não é unânime no registo de palavras hifenizadas (ex.: meia-voz) versus locuções (ex.: meia voz), como se poderá verificar pela consulta de algumas obras de referência para o português. Assim, podemos observar que é registada a locução a meia voz, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo GONÇALVES (Coimbra: Coimbra Editora, 1966), no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Lisboa: Editorial Verbo, 2001), no Novo Dicionário Aurélio (Curitiba: Editora Positivo, 2004); esta é também a opção do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, na entrada voz. Por outro lado, a palavra hifenizada meia-voz surge registada no Dicionário Houaiss (Lisboa: Círculo de Leitores, 2002).

Esta falta de consenso nas obras lexicográficas é consequência da dificuldade de uso coerente do hífen em português (veja-se a este respeito a Base XV do Acordo Ortográfico de 1990 ou o texto vago e pouco esclarecedor da Base XXVIII do Acordo Ortográfico de 1945 para a ortografia portuguesa). Um claro exemplo da dificuldade de registo lexicográfico é o registo, pelo Grande Dicionário da Língua Portuguesa (Porto: Porto Editora, 2004), da locução a meia voz no artigo voz a par do registo da locução a meia-voz no artigo meia-voz.




Pode-se utilizar a palavra exigencial? Ex.: selecção exigencial de componentes.
Apesar de o adjectivo exigencial não se encontrar registado em nenhum dos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, ele encontra-se bem formado a partir da aposição do sufixo -al ao substantivo exigência, pelo que o seu uso é possível e até muito frequente, como o revelam pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet, especialmente em contextos relativos às áreas da construção e da engenharia civil, com o significado “que é relativo a ou que envolve uma exigência” (ex.: fizeram uma selecção exigencial dos novos materiais).