PT
BR
Pesquisar
Definições



prometidos

A forma prometidospode ser [masculino plural de prometidoprometido] ou [masculino plural particípio passado de prometerprometer].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
prometerprometer
|ê| |ê|
( pro·me·ter

pro·me·ter

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

1. Afirmar previamente que se vai cumprir, dar ou realizar algo.

2. Dizer ou escrever um compromisso em relação a algo. = COMPROMETER-SE

3. Dar probabilidades ou esperanças.

4. Dar indício, geralmente de algo que é considerado positivo.

5. Fazer promessas.

6. Dizer antecipadamente. = PREDIZER

etimologiaOrigem etimológica: latim promitto, -ere, enviar para diante, deixar ir para diante, deixar crescer, garantir, assegurar.
prometidoprometido
( pro·me·ti·do

pro·me·ti·do

)


adjectivoadjetivo

1. Reservado, destinado em consequência de prometimento.

2. Diz-se da pessoa cujo casamento está ajustado.


nome masculino

3. Coisa prometida.

4. Noivo.

etimologiaOrigem etimológica: particípio de prometer.
prometidosprometidos

Auxiliares de tradução

Traduzir "prometidos" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Em reconhecimento ao serviço público e gratuito de qualidade que vocês prestam, estou reportando um erro encontrado no vosso serviço de conjugação. No Subjuntivo, vocês têm "que eu fosse/que tu fosses..." e "se eu for/se tu fores...", quando o correto, visto noutro conjugador, é "se eu fosse/se tu fosses..." e "quando eu for/quando tu fores...".
É comum os conjugadores apresentarem, nos tempos do subjuntivo (ou conjuntivo, no português europeu), conjunções como que, quando ou se para indicar que este modo verbal expressa uma condição ou hipótese. Com as naturais alterações no contexto, nenhuma dessas conjunções pode ser considerada errada, nem nenhuma delas é obrigatória (ex.: achou que ele fosse perfeito; se ele fosse perfeito, não seria humano; se/quando ela for embora, eu também vou).



A minha dúvida é a seguinte: qual o antónimo da palavra "antecipar"? Vejo, com alguma frequência, que são utilizadas as palavras "postcipar" ou "postecipar" que, presumo, estarão incorrectas. Se assim for, qual o antónimo correcto?
Como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o verbo antecipar pode ter como antónimos os verbos adiar (ex.: a reunião foi antecipada vs. a reunião foi adiada), atrasar (ex.: a festa antecipou-se vs. a festa atrasou-se), procrastinar (ex.: o ministério antecipou a construção do hospital vs. o ministério procrastinou a construção do hospital), prorrogar (ex.: o prazo de entrega foi antecipado vs. o prazo de entrega foi prorrogado) e retardar (ex.: o concessionário antecipou a entrega do carro vs. o concessionário retardou a entrega do carro). As formas postecipar e postcipar não se encontram registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, pelo que o seu uso é de evitar.