Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

produtivo

produtivoprodutivo | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pro·du·ti·vo pro·du·ti·vo


(latim productivus, -a, -um, próprio para alongamento)
adjectivo
adjetivo

1. Que produz.

2. Relativo à produção.

3. Que produz muito. = ABUNDANTE, FECUNDO, FERAZ, FÉRTILESTÉRIL, INFECUNDO, INFÉRTIL, INFRUTÍFERO

4. Que dá ou produz lucro. = LUCRATIVO, RENDOSO

5. Que mostra produtividade.


AntónimoAntônimo Geral: IMPRODUTIVO

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "produtivo" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

envolvidos nesse processo produtivo , como podemos dobrar essa produtividade”, destacou o governador Mauro Mendes..

Em Caderno B

de muitos impostos foram adiados para auxiliar o setor produtivo naquele momento..

Em Caderno B

Claro que a parte económica também é importante, por isso o que é produtivo devia ser incentivado mas com regulação em termos de água e nutrientes..

Em Tupiniquim

A notícia traz preocupação ao setor produtivo de suínos no país e liga o sinal de alerta para que os cuidados...

Em Caderno B

...como outros profissionais que atuam como multiplicadores na disseminação do conhecimento junto ao setor produtivo agropecuário..

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Encontrei um problema com o vosso dicionário. Ao consultar o mesmo com as opções pré-AO, os plurais sugeridos aparecem sempre grafados segundo o AO. Isto acontece por exemplo na palavra "pêra", que aparece com as cores do pré-AO mas o único plural indicado é "peras" e não "pêras".
Não se trata de um erro, pois o plural de pêra é peras, com ou sem aplicação do Acordo Ortográfico de 1990.

O Acordo Ortográfico de 1990 (cf. Base IX, 9.º) elimina, de facto, os acentos em pêra e pêro (assim como em palavras cujo acento serve para distinguir homógrafos de certas palavras gramaticais, como nos pares pára/para, péla/pela, pêlo/pelo), mas, segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o plural dessas duas palavras não tem acento gráfico, referindo explicitamente na Base XXII que se distinguem "pêra, substantivo, e pera, preposição arcaica (mas o plural, peras, sem acento); pêro, substantivo, e pero, conjunção arcaica (mas o plural, peros, também sem acento)". Isto acontece porque os substantivos pêra e pêro são homógrafos de palavras arcaicas (a preposição pera [= para] e a conjunção pero [= mas, porém]), mas os seus plurais peras e peros não são homógrafos de nenhuma outra palavra, uma vez que as preposições e as conjunções não têm plural.




A minha dúvida reside no plural de corrimão. Andei a investigar e encontrei tanto corrimãos como corrimões como formas correctas. Queria saber se realmente é assim, e se alguma delas é mais correcta e a outra foi mais vulgarizada pelo povo.
Derivando de correr + mão, a palavra corrimão deveria apenas formar o plural em -ãos, mas acabou também por fazer o plural regular em -ões. Como observam Celso Cunha e Lindley Cintra, na Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa, Edições João Sá da Costa, 14.ª ed., 1998, p. 183), “corrimão, como composto de mão, devia apresentar apenas o plural corrimãos; a par desse, existe também corrimões, por esquecimento da formação original da palavra.”
pub

Palavra do dia

bras·sa·gem bras·sa·gem


(francês brassage)
nome feminino

Primeira fase do fabrico da cerveja, em que se mistura o malte com água a temperatura controlada, para formar o mosto. = BRASSADURA

Confrontar: braçagem.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/produtivo [consultado em 06-08-2021]