Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

procurador

procuradorprocurador | adj. | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pro·cu·ra·dor |dô|pro·cu·ra·dor |dô|


adjectivo
adjetivo

1. Que procura.

nome masculino

2. O que trata de negócios de outrem tendo para isso procuração.

3. Mediador, interventor.

4. Administrador.

5. Mandatário.


procurador da República
Magistrado do Ministério Público que funciona junto do Tribunal da Relação.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "procurador" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Heitor, que já foi procurador do Ministério Público e era filiado ao PT, era um ícone da luta pela...

Em Caderno B

Num mistério que parece ter saído de um romance policial , o procurador de Justiça Rémi Coutin, de Normandía, na França, apelou à população para buscar

Em VISEU, terra de Viriato.

parte que dizia respeito ao andebol, o que agora é contestado pelo procurador , num recurso enviado para a Relação do Porto..

Em Fora-de-jogo

...britânica, num evento que decorre em Nova Iorque, em homenagem ao pai, o antigo procurador -geral dos Estados Unidos..

Em VISEU, terra de Viriato.

todos, sabendo-se que chefia um estado que se presta ao papel de concessionário e procurador dos Estados Unidos nas questões russas..

Em Abencerragem
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Uma amiga minha perguntou-me se esta palavra existe: experienciar.
O verbo experienciar, sinónimo de experimentar, está dicionarizado em diversas obras portuguesas para além do Dicionário Priberam, como sejam o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa / Editorial Verbo, 2001), o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (6 vol., Lisboa: Círculo de Leitores, 2002), o Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto: Porto Editora, 2004) ou o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses (Lisboa: Texto Editores, 2007). A sua formação (a partir do substantivo experiência + sufixo -ar) é análoga à de outros verbos da língua portuguesa, como, por exemplo, influenciar, minudenciar, referenciar ou vivenciar.



A dúvida é se o verbo parabenizar necessita de uma preposição. No caso seria "o Banco real parabeniza os ingressantes na UFU" ou "o Banco real parabeniza aos ingressantes à UFU"?
O verbo parabenizar, tal como os seus sinónimos congratular ou felicitar, é transitivo directo, conforme regista o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Por outras palavras, este verbo utiliza-se imediatamente seguido de complemento directo, sem preposição, pelo que a frase correcta é o Banco real parabeniza os ingressantes na UFU. A confusão pode advir do facto de parabenizar ser parafraseável por dar os parabéns a, expressão que não dispensa a preposição, como se pode verificar pela seguinte substituição: o Banco real dá os parabéns aos ingressantes na UFU.
pub

Palavra do dia

des·po·ta·do des·po·ta·do


(déspota + -ado)
nome masculino

Cargo, dignidade ou território da jurisdição de um déspota.

Confrontar: disputado.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/procurador [consultado em 04-12-2022]