Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

precatar

precatarprecatar | v. tr. | v. pron.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pre·ca·tar pre·ca·tar

- ConjugarConjugar

(origem controversa)
verbo transitivo

1. Acautelar; prevenir; pôr de precaução.

verbo pronominal

2. Acautelar-se, precaver-se.


quando mal se precatava
Quando menos o esperava.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

parecem que passem sem sequer se precatar

Em Tears of Heaven

...essa vaga Que a move Que dança com ela Nos comove Ao nos bem precatar Dessa mensagem Ancorada Ao pé da nossa

Em Tears of Heaven

...quer num canto Num poema entre o entre-tanto Nesse relance que viste Sem te precatar Esse sentimento Que ouviste Nessa harmonia no ar Nesse tempo Nesse lugar Nesse sentido...

Em Tears of Heaven

nesse lugar quadrado aonde vivemos quase tod@s sem se precatar uma curva na estrada horizonte, que de fronte se não deixa assim revelar e...

Em Tears of Heaven

se voltar fosse também caminho para já mais não se estar sozinho se as muralhas - a meias - caíssem quais colcheias ondulantes nestes seres gracejantes que vogam na melodia do dia sem cessar e se encontrassem amigos e serenos: aconchegados lado a lado neste oceano, quais mares navegados quais rios trespassados por pontes…

Em Tears of Heaven
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Na frase dei de caras com um leão, qual a função sintáctica das expressões de caras e com um leão?
A locução verbal dar de caras corresponde a uma expressão idiomática do português, que por esse motivo não é habitualmente decomposta, equivalendo a um verbo como deparar-se ou a outra locução verbal como encontrar subitamente. Na frase apontada, pode no entanto considerar-se a expressão de caras como um modificador adverbial (designado por complemento circunstancial na gramática tradicional), indicando o modo como se processa a acção expressa pelo verbo dar (equivalente, por exemplo a subitamente numa frase como deu subitamente com um leão).
A expressão com um leão pode ser considerada complemento indirecto seleccionado pelo verbo dar, pois com um leão é um complemento nominal introduzido indirectamente pela preposição com.




Com o novo acordo ortográfico, como fica o verbo "prover" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo? "proveem" (assim como ver -> veem) ou "provêem"?
Segundo o ponto 7.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas verbais terminadas em -êem deixam de ser acentuadas. É o caso da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver, que perde o acento circunflexo (vêem -> veem), dos verbos que se conjugam pelo mesmo paradigma (como antever, circunver, desprover, entrever, prever, prover, rever) e também dos verbos crer, ler e seus derivados (crêem -> creem, treslêem -> tresleem). Esta alteração aplica-se também à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dêem -> deem) e aos seus derivados (como antedar, desdar, redar, satisdar).

O conjugador online do FLiP pode ser uma ajuda a considerar nestes casos de dúvida. Funciona para português europeu e para português do Brasil, em ambos os casos com e sem o novo Acordo Ortográfico.

pub

Palavra do dia

sar·ra·bis·car sar·ra·bis·car


(sarrabisco + -ar)
verbo transitivo e intransitivo

Fazer sarrabiscos. = GARATUJAR, RABISCAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/precatar [consultado em 28-10-2021]