Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

pompeou

3ª pess. sing. pret. perf. ind. de pompearpompear
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pom·pe·ar pom·pe·ar

- ConjugarConjugar

verbo intransitivo

1. Ostentar pompa.

2. Apresentar sumptuosidade, magnificência ou riqueza.

3. [Figurado]   [Figurado]  Ostentar viço ou beleza.

4. Fazer pompa de.

verbo transitivo

5. Mostrar com orgulho; ostentar.

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Que infinita tristeza o fim da vida encerra A quem já pompeou do Sol na própria luz..

Em Tupiniquim

Que infinita tristeza o fim da vida encerra A quem já pompeou do Sol na própria luz..

Em Tupiniquim

...olhos azuis, cabelo loiro, nascida dia 3 de dezembro de 1960, em Chicago, Illinois, pompeou as suas glândulas mamárias amigas do ambiente (livres de

Em Pratinho de Couratos

Que infinita tristeza o fim da vida encerra A quem já pompeou do Sol na própria luz..

Em Filipe's Glance
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Eu gostaria de saber se a palavra pró-atividade se escreve junto ou sem hífen e o significado da mesma.
Os dicionários de língua portuguesa não são unânimes em relação à grafia destas palavras, que alternam entre pró-actividade (pró-atividade, no português do Brasil) e proactividade (proatividade, no português do Brasil) e pró-activo (pró-ativo, no português do Brasil) e proactivo (proativo, no português do Brasil), uma vez que existem ambos os prefixos (pró- e pro-) com o sentido “a favor" ou "em defesa de”. O prefixo pró- separa-se sempre do elemento seguinte por hífen (ex.: pró-actividade, pró-americano, pró-ocidental, pró-socialista) e o prefixo pro- nunca se separa do elemento que se lhe segue (ex.: proactividade, procataléctico, procatártico), pelo que nenhuma das grafias pode ser considerada incorrecta, apesar de se notar uma tendência mais acentuada, nas obras lexicográficas, para o uso do prefixo pró-. O uso e registo das formas proactivo e proactividade podem também estar relacionados com o facto de o étimo mais próximo dessas palavras ser o inglês proactive.

Pró-actividade é um conceito utilizado frequentemente na área de gestão de empresas e designa a capacidade que alguém ou algo tem de fazer com que determinadas coisas aconteçam ou se desenvolvam.

É de referir que, pelo menos até à entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, as formas proactividade e pró-actividade são exclusivas do português europeu e as formas proatividade e pró-atividade são exclusivas do português do Brasil.




Em época de Natal gostava que me pudessem esclarecer qual o plural de Pai Natal.
Na locução pai natal, se se considerar o segundo elemento (natal) como substantivo, deverão ser admitidos dois plurais (pais natal e pais natais). Se natal for tomado como adjectivo, então este deverá concordar em número com o primeiro elemento da locução (pais natais). A primeira hipótese parece mais provável, já que se nos afigura pouco lógico que natal nesta locução seja um qualificador de pai com as acepções habituais desse adjectivo (“relativo ao nascimento” e “onde ocorre nascimento”). Parece mais provável que natal seja uma referência directa à época em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo, pelo que deverá ser tomado como substantivo, permitindo, tal como nas palavras hifenizadas formadas por dois substantivos, a dupla pluralização.

O plural não é utilizado quando nos referimos à personagem com origem na lenda de São Nicolau (neste caso a locução deverá ser escrita com maiúsculas, isto é, Pai Natal), mas apenas quando queremos designar várias pessoas vestidas como o Pai Natal (neste caso a locução deve ser escrita com minúsculas, ou seja, pais natal ou pais natais).

pub

Palavra do dia

y·oun·gui·a·no y·oun·gui·a·no


(Young, antropónimo + -iano)
adjectivo
adjetivo

1. Relativo a Arthur Young (1741-1820), economista e agrónomo inglês, ou às suas doutrinas.

2. Relativo a Edward Young (1683-1765), poeta e filósofo inglês, ou à sua escola.

3. Relativo a Thomas Young (1773-1829), médico, físico e egiptólogo inglês, ou às suas teorias.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/pompeou [consultado em 26-09-2021]