PT
BR
Pesquisar
Definições



pneumaticamente

A forma pneumaticamentepode ser [derivação de pneumáticopneumático] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pneumaticamentepneumaticamente
( pneu·ma·ti·ca·men·te

pneu·ma·ti·ca·men·te

)


advérbio

De modo pneumático (ex.: o dispositivo é controlado pneumaticamente).

etimologiaOrigem etimológica: pneumático + -mente.
pneumáticopneumático
( pneu·má·ti·co

pneu·má·ti·co

)
Imagem

Envoltório deformável e elástico que se prende à jante das rodas de certos veículos e que protege, envolvendo-a uma câmara-de-ar.


adjectivoadjetivo

1. Relativo ao ar ou aos gases.

2. Que funciona por meio de ar comprimido ou pela energia produzida por este (ex.: lixadora pneumática; martelo pneumático).

3. Que se enche com ar natural ou sob pressão (ex.: barco pneumático).


nome masculino

4. Envoltório deformável e elástico que se prende à jante das rodas de certos veículos e que protege, envolvendo-a uma câmara-de-ar.Imagem = PNEU

5. Missiva encaminhada por tubo pneumático.


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

6. [Zoologia] [Zoologia] Diz-se de ou osso oco das aves cuja cavidade está cheia de ar proveniente dos sacos aéreos.

etimologiaOrigem etimológica: grego pneumatikós, -ê, -ón, do ar, espiritual.
pneumaticamentepneumaticamente


Dúvidas linguísticas



No contexto da criação de modelos, por exemplo, um modelo que descreva o comportamento dos utentes da CP face à oferta, é correcto usar as palavras modelação e modelização (esta última não incluída no vosso dicionário)?
Os dicionários de língua portuguesa registam apenas o termo modelação, como o acto de modelar (“criar a partir de molde ou modelo”), tendo modelagem por sinónimo. Os neologismos modelização e modelizar não se encontram averbados em nenhum dos dicionários consultados, sendo, no entanto, bastante frequentes em pesquisas na Internet. Essas ocorrências em páginas da Internet parecem apontar para uma ténue distinção entre modelar/modelação (“criar a partir de molde ou modelo”) e modelizar/modelização (“criar modelo”).



Quando se estuda a nomenclatura das substâncias químicas orgânicas, usam-se os prefixos et-, met-, prop- e but- para definir ou restringir certas características de tais substâncias. De onde vieram esses prefixos? Seriam latinos? Quais seriam os significados originais ou literais deles?
Os elementos de composição prefixais que refere resultam de reduções de palavras, normalmente de origem grega, mas frequentemente com influência latina.

But- é redução de butírico, que por sua vez deriva do grego boúturon, "manteiga", através do latim butyrum, como outras palavras que contêm o elemento butir-. Et- é redução de éter, que tem origem no grego aithêr "céu", pelo latim aether. Met- é redução de metilo, que tem origem no grego méthu, “vinho” e em húle,”madeira”. Em relação a prop-, trata-se de uma redução de propiónico, derivado do grego pró, "diante de", "antes" e de píon "gordo".